A cidade de turismo religioso Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, foi entregue pelo Governo do Estado no começo desta semana. Por enquanto, não há voos disponíveis para a cidade e as operações a serem realizadas são apenas diurnas, mas a situação deve mudar em breve.
Com a inauguração do novo terminal, viajantes poderão conhecer o destino, famoso pela Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, com mais facilidade. O turismo religioso na cidade chama atenção, ainda, pelo santuário que fica dentro de uma caverna.
As missas são conduzidas normalmente na Capela da Gruta, no Santuário do Bom Jesus da Lapa. As formações rochosas que guardam a estrutura da igreja são belíssimas, criando um ambiente único para fiéis praticarem a sua religião e para os turistas conhecerem. Cerca de 2 milhões de pessoas passam pelo local todos os anos.
Durante as celebrações religiosas, o Santuário do Bom Jesus da Lapa ganha uma bela iluminação, a qual concede um ar distinto ao local. São nesses períodos que a cidade de apenas 69 mil habitantes é tomada por turistas religiosos de todas as partes da Bahia e do Brasil.
O Morro Bom Jesus da Lapa dispõe, ainda, de outras 15 quinzes grutas abertas para a visitação. A prática de rapel é comum no morro, normalmente praticado por atletas independentes.
Lembrando que viajantes devem respeitar a condução das missas realizadas no Santuário durante a visitação ao local.
Via: G1.