Destinos brasileiros são selecionados para participar de premiação internacional

O concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas”, da Organização Mundial do Turismo (OMT), contará com a presença de destinos brasileiros!

O Ministério do Turismo anunciou as cinco vilas turísticas que participarão do processo de seleção da iniciativa. Somente duas delas serão escolhidas pela OMT para concorrer a premiação. O resultado do concurso será anunciado em outubro durante a Assembleia Geral da organização.

O que são vilas turísticas?

As vilas turísticas são, como o nome indica, vilas ou pequenas cidades rurais dedicadas a receber turistas. Esses locais impulsionam o crescimento econômico local e possuem capacidade de promover mudanças sociais, já que atuam em complementaridade com outras atividades econômicas.

Quais são as vilas turísticas brasileiras indicadas para a premiação?

Os locais escolhidos pelo ministério para participar da premiação são:

Tuiuti (SP)

Foto: Prefeitura de Tuiuti.

Esta pequena cidade de aproximadamente 6.000 habitantes oferece um repertório interessante de turismo rural com lojas de produtos artesanais, atividades radicais ou para realizar ao ar livre e pousadas gostosas para passar o fim de semana.

Entre Rios (PR)

Foto: Marcos Guerra.

Entre Rios é um distrito da cidade de Guarapuava formado por cinco colônias eslavo-germânicas. O local é repleto de belezas naturais e arquitetura distinta, influenciada pelas culturas estrangeiras, além de produtos artesanais. Cerca de 8.900 pessoas moram neste pacato destino paranaense.

Dona Francisca (SC)

Foto: Valeria Grams.

A colônia Dona Francisca deu origem à cidade catarinense de Joinville. Hoje, turistas podem transitar pela “Rota Caminhos de Dona Francisca”. Ela dispõe de um roteiro dinâmico com passagem por belezas naturais, restaurantes de comida caseira, o Museu Rural, uma fábrica de melado e fazendas de produção de mel, flores e frutas.

Lomba Grande (RS)

Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo.

Com apenas aproximadamente 4.200 habitantes, Lomba Grande, na verdade, se trata de um bairro de Novo Hamburgo. É uma opção de destino rural, tanto para moradores da região quanto para turistas, com muito espaço para a prática de atividades, descanso nas belas pousadas do local e, novamente, degustação de produtos artesanais.

Caraguatatuba (SP)

Foto: Giorgione62.

Este é o maior destino da seleção do Ministério do Turismo: Caraguatatuba é um destino de praia com cerca de 120 mil habitantes. São muitas as paisagens para explorar na região, como praias, ilhas, cachoeiras, rio e até morros!

Como funciona a premiação?

Os destinos escolhidos pela OMT receberão um selo especial de ‘vila turística’ e serão divulgados internacionalmente como destinos rurais. Além disso, o concurso garante a preservação dos bens culturais e naturais, valores rurais e comunitários e sustentabilidade dos destinos.

A organização oferece, ainda, um programa de apoio com troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…