Destinos brasileiros são selecionados para participar de premiação internacional

O concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas”, da Organização Mundial do Turismo (OMT), contará com a presença de destinos brasileiros!

O Ministério do Turismo anunciou as cinco vilas turísticas que participarão do processo de seleção da iniciativa. Somente duas delas serão escolhidas pela OMT para concorrer a premiação. O resultado do concurso será anunciado em outubro durante a Assembleia Geral da organização.

O que são vilas turísticas?

As vilas turísticas são, como o nome indica, vilas ou pequenas cidades rurais dedicadas a receber turistas. Esses locais impulsionam o crescimento econômico local e possuem capacidade de promover mudanças sociais, já que atuam em complementaridade com outras atividades econômicas.

Quais são as vilas turísticas brasileiras indicadas para a premiação?

Os locais escolhidos pelo ministério para participar da premiação são:

Tuiuti (SP)

Foto: Prefeitura de Tuiuti.

Esta pequena cidade de aproximadamente 6.000 habitantes oferece um repertório interessante de turismo rural com lojas de produtos artesanais, atividades radicais ou para realizar ao ar livre e pousadas gostosas para passar o fim de semana.

Entre Rios (PR)

Foto: Marcos Guerra.

Entre Rios é um distrito da cidade de Guarapuava formado por cinco colônias eslavo-germânicas. O local é repleto de belezas naturais e arquitetura distinta, influenciada pelas culturas estrangeiras, além de produtos artesanais. Cerca de 8.900 pessoas moram neste pacato destino paranaense.

Dona Francisca (SC)

Foto: Valeria Grams.

A colônia Dona Francisca deu origem à cidade catarinense de Joinville. Hoje, turistas podem transitar pela “Rota Caminhos de Dona Francisca”. Ela dispõe de um roteiro dinâmico com passagem por belezas naturais, restaurantes de comida caseira, o Museu Rural, uma fábrica de melado e fazendas de produção de mel, flores e frutas.

Lomba Grande (RS)

Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo.

Com apenas aproximadamente 4.200 habitantes, Lomba Grande, na verdade, se trata de um bairro de Novo Hamburgo. É uma opção de destino rural, tanto para moradores da região quanto para turistas, com muito espaço para a prática de atividades, descanso nas belas pousadas do local e, novamente, degustação de produtos artesanais.

Caraguatatuba (SP)

Foto: Giorgione62.

Este é o maior destino da seleção do Ministério do Turismo: Caraguatatuba é um destino de praia com cerca de 120 mil habitantes. São muitas as paisagens para explorar na região, como praias, ilhas, cachoeiras, rio e até morros!

Como funciona a premiação?

Os destinos escolhidos pela OMT receberão um selo especial de ‘vila turística’ e serão divulgados internacionalmente como destinos rurais. Além disso, o concurso garante a preservação dos bens culturais e naturais, valores rurais e comunitários e sustentabilidade dos destinos.

A organização oferece, ainda, um programa de apoio com troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…