Dubai cria chuvas e tempestades artificiais com drones para aliviar o calor

Dubai é um destino cobiçado pelos brasileiros que desejam conhecer belezas naturais e arquitetônicas. Mas antes de planejar a viagem é preciso saber que a cidade é muito quente, com temperaturas chegando a 50ºC. Para refrescar os moradores, o governo de Dubai está criando chuvas artificiais.

Em parceria com o Centro Nacional de Meteorologia (NCM), o país já criou mais de 126 chuvas torrenciais com a ajuda de drones desde o começo deste ano. O procedimento funciona assim: as gotículas de água das nuvens recebem choques elétricos dos drones para estimular precipitações, aumentando as chances de chuva.

Graças a esses equipamentos, foram registrados temporais em todo os Emirados Árabes Unidos durante o mês de julho. Normalmente, Dubai recebe 100 milímetros por ano.

No último dia 18 de julho, por exemplo, quatro drones de quase dois metros foram responsáveis por uma tempestade que abaixou as temperaturas em Dubai. A operação durou 40 minutos.

O investimento para criar chuvas artificiais com drones custa aproximadamente US$ 1,5 milhão. O governo dos Emirados Árabes Unidos realiza essa operação desde 2017.

Via: Isto É Dinheiro.

Leia também
Air Transat inaugura voos diretos do Rio de Janeiro para Toronto e Montreal

A companhia canadense Air Transat iniciou neste mês de fevereiro a operação de voos diretos…

Copa Airlines negocia ampliação de voos internacionais no Brasil

O governo brasileiro e a Copa Airlines discutem a possibilidade de ampliar a oferta de…

Arajet transporta 1,48 milhão de passageiros em 2025 e projeta mais de 2 milhões em 2026

A Arajet encerrou 2025 com 1.480.278 passageiros transportados, resultado que representa um crescimento de 37%…