É oficial! Dia da Consciência Negra agora é feriado nacional
Agora é oficial: o Brasil terá um novo feriado nacional em 2024!
O presidente Lula sancionou, na última quinta-feira (21), o Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o país.
A data é comemorada no dia 20 de novembro. Anteriormente, já era celebrada em seis estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, 1.260 cidades comemoravam o feriado em âmbito municipal.
A proposta já tinha sido aprovada pelo Congresso Nacional, com 286 votos favoráveis e 121 contra, no mês de novembro. Agora, viajantes terão mais um dia para viajar no mês de novembro e participar de ações de conscientização acerca das vivências e cultura negra.
Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra
Em 2011, a ex-presidente Dilma sancionou o PL 12.519/2011, criando a data comemorativa no dia 20 de novembro. Entretanto, ela não era um feriado brasileiro.
A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi, líder quilombola do Quilombo dos Palmares, comunidade formada por pessoas escravizadas fugitivas. Ele se tornou um grande símbolo da resistência contra a escravidão e opressão contra pessoas negras por conta da sua liderança.
Zumbi foi morto por bandeirantes em 20 de novembro de 1695 durante uma invasão ao Quilombo dos Palmares.
Via: Terra.