Em SP, Rifaina é destino de aventura e experiências únicas!
O município de Rifaina, a 457 km da capital de São Paulo, entre cinco ou seis horas de carro dependendo das condições do trânsito, é uma opção de turismo de aventura e natureza.
Com um pouco mais de 3,6 mil habitantes, o destino chama atenção pelas inúmeras opções de atividades disponíveis entre as suas paisagens.
Os roteiros turísticos em Rifaina incluem rafting, exploração de grutas, observação de aves, passeios de barco ou de lancha, banho de cachoeira, trilhas pela natureza, visitas a vinícolas e muito mais!
O Lago Jaguara é o principal atrativo turístico da cidade. Formado a partir do rio Grande, às margens do lago se encontra uma praia artificial, a qual é desfrutada por turistas e moradores nos finais de semana e feriados.
Por se tratarem de águas tranquilas, a prática de esportes como stand-up paddle, canoagem e mergulho é bem comum.
Já o mergulho é feito na Ilha do Amor, localizada na represa de Jaguara. Viajantes são levados até o local em barcos de agências de turismo da região. Apesar de não ser uma ilha grande, a Ilha do Amor oferece experiências bacanas de mergulho em profundidades de 5 a 40 metros!
Rifaina também conta com uma Rota de Ciclismo. O passeio conduz ciclistas por um trajeto pela natureza que circunda a cidade.
Durante a pedalada, aventureiros podem aproveitar e observar algumas das espécies de aves que moram e passeiam pela região. Ou, se preferirem, podem partir em uma das excursões de observação de pássaros, que são voltadas exclusivamente para a prática.
Já para quem gosta de andar, uma trilha famosa no destino é a do Morro do Chapéu. O trajeto de 5 quilômetros leva até o topo do morro, de onde dá para se ter uma noção maior da paisagem desta cidade ribeirinha. Existem muitas outras opções de caminhadas e percursos de trekking para escolher, como, por exemplo, a trilha da Furna de São Pedro.
Outra atividade turística de Rifaina é a Ro
Via: Governo de São Paulo.