Embaixada do México recomenda não comprar passagens aéreas antes de solicitar o visto de turismo

Viajantes que tiverem interesse em emitir o visto de turismo mexicano para viajar ao Brasil devem ficar atentos as seguintes recomendações da Embaixada do México: não adquirir passagens aéreas ou quaisquer serviços turísticos, como pacotes de viagem e passeios, sem já estar com o visto físico estampado no passaporte.

Será necessário apresentar o visto na chegada ao país a partir do dia 18 de agosto, segundo decreto publicado no Diário Oficial da Federação do México nos últimos dias.

O processo para tirar vistos físicos para viajar para o exterior é mais demorado e caro que para tirar vistos eletrônicos. O aumento no valor está relacionado ao deslocamento que muitos brasileiros precisam fazer até as cidades onde estão localizados os consulados.

Além disso, é preciso se atentar para o período de validade do visto. A Embaixada do México recomenda não adquirir serviços turísticos para o destino antes de adquirir a permissão de entrada, e o visto tem validade de 180 dias a partir da emissão. Ou seja, ele não espera o turista chegar ao país para começar a contabilizar os dias.

Então, é preciso se planejar para comprar passagens aéreas, bem como reservar hotéis e passeios, dentro desse prazo. A boa notícia é: seis meses são o suficiente para fazer um bom planejamento de viagem ao destino e, ainda, aproveitar promoções e ofertas de passagens aéreas e hospedagem!

Visto de turista para viajar ao México

Para tirar o visto de turista mexicano, por exemplo, viajantes devem se deslocar até os consulados de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. É preciso agendar o dia para entregar a documentação necessária para emitir o documento no site do governo mexicano. Além disso, é preciso pagar US$ 48 (cerca de R$ 250 na cotação de hoje) para iniciar o processo.

Há algumas exceções, como brasileiros que tenham documentos que comprovem residência permanente no Canadá, EUA, Japão, Reino Unido ou qualquer um dos países do Espaço Schengen e da Aliança do Pacífico. Quem tiver um visto válido para entrar em um dos territórios mencionados anteriormente também não precisam solicitar o visto de turista para o México.

Para saber mais, acesse o site da Embaixada do México no Brasil.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Sair da versão mobile