É oficial! Turistas brasileiros precisam de visto físico para viajar ao México
As viagens para o México vão ficar um pouco mais caras para os brasileiros! Viajantes que quiserem fazer turismo no país vão precisar emitir um visto físico a partir de 18 de agosto. O governo mexicano publicou um decreto oficializando a medida nesta quarta-feira (03).
Será preciso desembolsar US$ 48 (aproximadamente R$ 250 na cotação de hoje) para tirar o visto de turista mexicano. O pagamento deve ser feito com PIX. O visto tem validade de 180 dias a partir da emissão.
Viajantes que tiverem um visto norte-americano ou canadense não precisarão tirar o visto. Isso porque o objetivo da implementação do visto físico é justamente frear as imigrações ilegais para os Estados Unidos. Outras exceções são:
- Portadores de documento que comprove residência permanente no Canadá, nos EUA, no Reino Unido, no Japão, ou em qualquer um dos países do Espaço Schengen e dos membros da Aliança do Pacífico; e
- Portadores de visto válido e vigente para o Japão, o Reino Unido, ou de qualquer um dos países do Espaço Schengen e dos membros da Aliança do Pacífico, além dos EUA e do Canadá. O visto pode ser estampado no passaporte, plástico ou eletrônico.
O visto físico é um incômodo a mais para viajantes, pois ele é emitido diretamente nos consulados do país de destino localizados no Brasil. Além de arcar com os custos de uma viagem para o exterior, turistas precisam reservar um pouco mais para solicitar a autorização de entrada ao país desejado e, dependendo do local de residência, se deslocar até um dos consulados.
No caso do México, os consulados estão localizados em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A exigência de visto não deve afetar somente às viagens para a capital e outras cidades turísticas do México, mas também para os destinos paradisíacos do Caribe mexicano. Nessa região estão localizados Cancún, um dos destinos favoritos dos brasileiros, Playa del Carmen, Cozumel, Isla Mujeres, Tulum e outros.
Solicitação de visto físico para o México
Para solicitar o visto de turista para viajar ao México, viajantes devem fazer o agendamento na plataforma do governo mexicano. A documentação que precisa ser apresentada para o processo é:
- Formulário do visto preenchido (frente e verso) com fotografia 3×4 recente, colorida e em fundo branco;
- Original e cópia do passaporte vigente;
- Original e cópia de pelo menos um dos seguintes requisitos:
- Documentos que comprovem que conta com emprego e contracheque dos últimos três meses ou decore dos últimos três meses.
- Extratos bancários dos últimos três meses.
- Documentos que comprovem a posse de um imóvel.
A Embaixada do México recomenda não adquirir passagens aéreas ou pacotes turísticos para o país sem estar com visto físico estampado no passaporte.
Para saber mais sobre a medida, acesse o site da Embaixada do México no Brasil.