Embraer e FAB vão estudar o desenvolvimento de uma aeronave não tripulada avançada

A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram um Memorando de Entendimento para viabilizar os estudos de uma aeronave não tripulada avançada.

O que isso significa? A FAB quer avaliar se pode cumprir os requerimentos do país para ter um jato com características furtivas, de cauda dupla e entrada de ar na parte de cima da fuselagem. Esse tipo de avião é normalmente usado em reconhecimento aéreo e ataque ao solo.

Entretanto, nem a Embraer nem a FAB detalharam qual seria o uso desta aeronave.

Primeiramente, é preciso desenvolver um projeto e, em seguida, um modelo para identificar a possibilidade de utilização deste modelo de avião.

“É uma oportunidade ímpar para a Força Aérea Brasileira aprofundar seus estudos em tecnologias disruptivas que possam causar desequilíbrio no cenário atual e futuro”, frisou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Na guerra moderna, é imprescindível o uso de plataformas aéreas não-tripuladas, operando isoladamente ou em conjunto com aeronaves tripuladas. Essa tecnologia permite reduzir custos e riscos durante missões, sem perder a eficácia.

Créditos: Força Aérea Brasileira e Embraer/Divulgação.

“Este estudo é de fundamental importância para a manutenção e a expansão das competências da Embraer no desenvolvimento de sistemas aéreos de defesa com alto teor tecnológico e grande complexidade de integração”, disse o Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider.

Entre os projetos desenvolvidos em parceria entre a FAB e a Embraer está o desenvolvimento de um turboélice utilitário de propulsão híbrida.

Via: Airway.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile