Emissão de vistos para os EUA tem filas longas e vagas esgotadas para entrevista

O governo dos Estados Unidos deve retomar as atividades de concessão, renovação e processamento de vistos para entrar no país a partir do mês de novembro. Essa movimentação é uma resposta a abertura das fronteiras para o turismo internacional, a qual acontecerá no 8 de novembro.

Entretanto, as poucas vagas disponibilizadas para o atendimento do visto de turismo norte-americano para viajar em 2022 acabaram rapidamente com o anúncio da reabertura das fronteiras.

Em São Paulo, por exemplo, a média de dias de espera por um visto está em 383 dias, ou seja, mais de um ano. Antes de os consulados fecharem devido à pandemia de COVID-19, o período médio de espera era de 15 a 30 dias.

Nesta segunda-feira (25), mais vagas de atendimento para o mês de novembro foram liberadas nos consulados de São Paulo e Brasília, porém, elas acabaram rapidamente. As entrevistas para o concedimento do visto estão esgotadas até dezembro de 2022, segundo a CNN Brasil.

Por outro lado, o atendimento para vistos de estudante e de pessoas em situação de emergência, como viajantes que pretendem atender o funeral de familiares ou realizar tratamento médico, está próximo do fluxo normal. Então, quem precisar viajar os EUA com urgência, não precisa esperar até dezembro de 2022 para conseguir um atendimento.  

Pedido de agilidade à Embaixada dos Estados Unidos

O Ministério das Relações Exteriores encara a longa fila com preocupação. O Itamaraty entrou em contato com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para tentar diminuir a retenção do processo de obtenção de visto.

A Embaixada afirmou estar trabalhando para retomar os serviços rotineiros de vistos de forma segura o mais rápido possível. Porém, a crise sanitária e as restrições de viagens ainda impactam o tempo de processamento de vistos e a quantidade de vistos emitidos. A decisão final do fluxo de atendimentos cabe somente ao governo norte-americano.

Desde que os Estados Unidos anunciaram a reabertura das fronteiras para o turismo internacional, a procura de viajantes brasileiros para viajar ao país cresceu 400%, segundo agências de viagens. As recomendações dos especialistas para os viajantes que precisam tirar o visto norte-americano são as seguintes:

  • Adiantar toda a documentação necessária para tirar o visto desejado;
  • Fazer o pagamento da taxa de turismo antes da entrevista; e
  • Verificar os agendamentos para o visto com frequência uma vez que pode haver desistências e abertura de novas vagas ao longo dos meses.

Via: CNN Brasil.

Leia também
Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Sair da versão mobile