Na última quinta-feira (24), a entrada de turistas estrangeiros foi liberada em todos os aeroportos do país. A nova portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e permite a entrada de todas as nacionalidades. Ela foi assinada pela Casa Civil e os ministérios da Saúde, Infraestrutura e Justiça.
Liberação de estrangeiros
Para entrar no Brasil, os estrangeiros deverão apresentar um comprovante de aquisição de seguro-saúde para o período da viagem antes de embarcar voo. Dessa forma, o seguro arcará com possíveis gastos com a saúde.
Além disso, a restrição de voos internacionais foi revogada em seis estados, sendo eles Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins. Desde março deste ano, esses estados não recebiam voos oriundos de países estrangeiros.
- Veja também: No Brasil, a maior roda gigante da América Latina está 70% pronta e deve inaugurar em dezembro
Restrições mantidas
A suspensão de voos internacionais e da entrada de estrangeiros por outros meios de transporte também aconteceu em março. Desde então, o governo vem avaliando quais medidas devem ser mantidas e quais já podem ser liberadas.
Sendo assim, a nova portaria mantém restrita a entrada de estrangeiros, de todas as nacionalidades, por meios terrestres e aquaviários.
Estrangeiros que estiverem em viagem em países de fronteira terrestre com o Brasil e precisaram atravessar para solo brasileiro para retornarem ao seu país de origem devem buscar a autorização da Polícia Federal. Assim que a entrada for concedida, devem se dirigir diretamente ao aeroporto para embarcarem no voo de retorno.
Esta restrição não se aplica aos brasileiros, natos ou naturalizados, imigrantes com residência definitiva no Brasil, profissionais estrangeiros em missão de organismo internacional e funcionários estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro.
Via: Catraca Livre