Espaço aéreo da Ucrânia fica vazio após invasão no país

Na madrugada desta quinta-feira (24), a Rússia invadiu a Ucrânia, dando início a guerra entre os países. A invasão do país russo se deu por vias terrestres, marítimas e aéreas. Em resposta, a Ucrânia fechou o seu espaço aéreo para voos civis.

O espaço aéreo do país rapidamente ficou vazio, segundo imagens de sites de rastreamento de voos como o FlightRadar24.com. Enquanto os aviões continuavam a percorrer os arredores da Ucrânia, o território ucraniano ficou totalmente desprovido de tráfego aéreo.

Espaço aéreo vazio na Ucrânia

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) afirmou que o espaço aéreo na Rússia e na Bielorrússia, dentro de 100 milhas náuticas de suas fronteiras com a Ucrânia, também pode representar riscos de segurança.

Pode haver uma identificação errônea de aeronaves civis como aeronaves de guerra. Um caso assim aconteceu em 2014. Uma aeronave civil da Malaysia Airlines foi derrubada no leste da Ucrânia, quando o país também foi palco de combates.

Sendo assim, a Moldávia, situada ao sudoeste da Ucrânia, também fechou o seu espaço aéreo enquanto a Bielorrússia, situada ao norte do país, afirmou que os voos civis não podem mais sobrevoar parte do seu território.

A EASA afirma, ainda, que o Ministério da Defesa da Rússia havia entrado em contato com a Ucrânia para alertar sobre um alto risco de segurança de voo por conta do uso de armas e equipamentos militares. Assim, foi pedido que o país interrompesse o tráfego aéreo para evitar acidentes.

Antes do anúncio da Ucrânia, outros países, como Estados Unidos, Canadá, França e Itália, já haviam pedido para que as companhias aéreas evitassem sobrevoar alguns espaços aéreos do leste ucraniano e da Crimeia.

Via: G1.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Sair da versão mobile