Os Estados Unidos anunciaram o fechamento do seu espaço aéreo para a Rússia após os países da União Europeia (UE) terem feito o mesmo.
O presidente norte-americano Joe Biden comunicou a decisão em seu primeiro discurso de Estado da União na noite da última terça-feira (01). Ele também deixou recados para o presidente russo Vladimir Putin.
O governo canadense já tinha anunciado o fechamento do espaço aéreo para a Rússia e, nas últimas horas, confirmou que também vai fechar os portos e impor sanções ao país.
Impactos econômicos na Rússia
As sanções econômicas implementadas por outros países já começaram a causar impactos na economia russa. Desde que países europeus, o Estados Unidos e o Canadá excluíram alguns bancos russos do Sistema de Comunicação Interbancária Internacional, o Swift, o rublo, moeda oficial da Rússia, sofre uma grande queda.
O Banco da Rússia informou que a Bolsa de Valores de Moscou permanecerá fechada mais um dia. Até o momento, são três dias de fechamento. O banco também decidiu não retomar a negociação de títulos na Bolsa de Valores de Moscou, afirmando que irá rever a decisão na próxima quinta-feira (03).
Da mesma forma, o maior banco do país, o Sberbank, anunciou que deixará o mercado europeu em razão das sanções. Um comunicado da empresa esclareceu que o banco está sofrendo com “saídas de dinheiro anormais” e “ameaças à segurança dos empregados e escritórios”.
Via: Agência Brasil.