Mais caro: Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para o Reino Unido terá aumento

inglaterra

A Embaixada do Reino Unido no Brasil anunciou, nesta semana, um aumento do valor da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), o que tornará a viagem para o Reino Unido um pouco mais cara!

A partir do dia 09 de abril, viajantes deverão pagar 16 libras (cerca de R$ 120 no câmbio de hoje) por pessoa para emitir o documento. Atualmente, a autorização eletrônica custa 10 libras (cerca de R$ 80).

O ETA é obrigatório para entrar na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, países que fazem parte do Reino Unido.

O que é o ETA?

A Autorização Eletrônica de Viagem é uma pré-autorização de entrada no Reino Unido para estadias de até seis meses. Em outras palavras, para estadias de curta duração. O documento visa fortalecer a segurança de passageiros e de moradores da região.

Apesar da semelhança, o ETA é diferente de um visto, que concede autorização de entrada e permanência em um país estrangeiro.

Como funciona o ETA?

A autorização eletrônica tem validade de 02 anos e possibilita múltiplas entradas no Reino Unido ao longo desse período. Porém, quem precisar passar mais de seis meses em algum país, deverá solicitar um visto apropriado para a finalidade da viagem.

Além disso, caso o passaporte do viajante vença antes do prazo de validade do ETA, um novo documento deverá ser solicitado.

Quando apresentar o ETA?

Mesmo com o ETA concedido, viajantes brasileiros deverão passar por todo o processo de imigração ao chegar no Reino Unido.

O documento é requerido por autoridades juntamente de uma comprovação de hospedagem no destino final e de recursos financeiros para cobrir a estadia, além de uma passagem aérea de volta ao país de origem.

Como solicitar o ETA?

A Autorização Eletrônica de Viagem pode ser solicitada no aplicativo oficial do governo britânico ou na plataforma oficial. O pagamento é feito somente com cartão de crédito ou débito, ou com carteiras digitais.

A Embaixada do Reino Unido comunicou a ocorrência de golpes em turistas. Portanto, brasileiros devem evitar quaisquer outros lugares que afirmem oferecer o documento.

Via: Catraca Livre e Governo do Reino Unido.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Sair da versão mobile