EUA suspendem entrevista presencial para alguns tipos de visto!
O governo dos Estados Unidos prorrogou a suspensão de entrevistas presenciais para emissão de alguns tipos de visto para viajar ao país!
Implementada em 2022 para reduzir o tempo de espera na concessão das permissões de entrada, a medida foi estendida até o final deste ano. As entrevistas presenciais, realizadas nas embaixadas ou consulados norte-americanos localizados no Brasil, podem ser dispensadas para os seguintes vistos:
- Visto H-2: para profissionais internacionais que vão desenvolver trabalhos sazonais ou temporários no país;
- Vistos do tipo J: para intercambistas;
- Visto do tipo M: para estudantes internacionais que irão estudar em instituições profissionais ou não-acadêmicas; e
- Visto do tipo F: para estudantes internacionais matriculados em cursos integrais em uma universidade ou faculdade norte-americana.
Caso viajantes já tenham solicitado os vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q anteriormente e nunca tenham tido um pedido de entrada para os EUA negado, também poderão ser isentos da entrevista presencial.
- Confira ainda! 2023 de viagem marcada: GOL lança promoção relâmpago com passagens a partir de R$ 173
Este requerimento também é válido para os demais vistos. A dispensa da entrevista presencial é somente concedida para quem nunca teve um visto para os EUA recusado ou para quem tem alguma inelegibilidade aparente ou em potencial, a qual pode resultar em uma recusa.
A medida também favorece portadores dos vistos de negócio e de turismo, o B1 e B2, respectivamente. A entrevista no consulado ou embaixada pode ser dispensada caso o visto anterior não tenha vencido há mais de 48 meses.
Ainda assim, os funcionários consulares podem exigir a entrevista presencial caso haja necessidade. Quem fez a solicitação de um visto para os Estados Unidos precisa estar sempre de olho no status do processo no site das embaixadas e consulados. Da mesma forma, podem ligar no local para obter informações sobre o andamento da solicitação.
Via: Catraca Livre.