Europa vai barrar entrada de brasileiros devido ao descontrole da pandemia de COVID-19

A União Europeia vai barrar viajantes de países com altos índices de contaminação pelo COVID-19. O Brasil é um deles. Em outras palavras, enquanto a situação do coronavírus estiver descontrolada no país, viajantes não poderão entrar no continente.

A informação chegou nesta quinta-feira (11) através de um comunicado da Comissão Europeia. A decisão é uma medida preventiva para evitar que o coronavírus se espalhe novamente pelos países europeus. A reabertura das fronteiras dos países da União Europeia (UE) está prevista para acontecer no dia 1º de julho.

Restrições de entrada

Os parâmetros utilizados para analisar a situação epidemiológica dos países envolvem o número de novas infecções, o aumento ou redução de casos ao longo dos meses da pandemia, e as políticas governamentais de combate ao vírus, como testes e rastreamento de contatos. Atualmente, a taxa de contágio do Brasil está acima de 1, o que indica transmissão descontrolada.

A União Europeia também vai avaliar a capacidade de aplicação de medidas de contenção durante viagens internacionais, como, por exemplo, os protocolos de segurança e de saúde aplicados nos aeroportos. Medidas de reciprocidade também serão consideradas. Desse modo, os países que barrarem a entrada dos europeus também terão seus viajantes barrados.

Outra exigência da UE é que os países membros do bloco e os que compõem a zona Schengen (Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein) encerrem os controles internos das fronteiras até o dia 20 de junho.

Poderá haver exceções para familiares de residentes da UE e da zona Schengen, mesmo se forem de países com entrada barrada. Estudantes internacionais e trabalhadores não qualificados considerados essenciais também devem poder entrar no continente.

Uma lista de países com entrada permitida começará a ser desenvolvida a partir desta quinta-feira, mas a exclusão do Brasil já está garantida. Pelo menos, temporariamente. Para saber mais, acesse o comunicado oficial da Comissão Europeia.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile