Europa fecha espaço aéreo para aeronaves da Rússia

A União Europeia anunciou o fechamento do seu espaço aéreo para todas as aeronaves russas. Jatos particulares também estão inclusos nesta medida, que foi compartilhada no último domingo (27). A intenção dos líderes dos países europeus é combater a invasão da Ucrânia pela Rússia com fortes sanções internacionais.

A Alemanha anunciou o fechamento do seu espaço aéreo para aeronaves e operadores de voos com origem russa por três meses.

A França, Irlanda, Bélgica, Itália, Espanha, Finlândia, Suécia, Dinamarca e outras nações também se comprometeram a bloquear a movimentação dos aviões da Rússia em seus territórios.

O ministro holandês da Infraestrutura, Mark Harbers, anunciou que “não há lugar no espaço aéreo holandês para um regime que aplica a violência desnecessária e brutal”. Da mesma forma, o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, compartilhou em seu Twitter que o céu da Europa está aberto para aqueles que conectam povos, não para aqueles que “cometem agressões brutais”.

Com múltiplos países anunciando o bloqueio dos voos russos, as aeronaves são forçadas a fazer grandes desvios para chegarem ao destino final. Até mesmo o Canadá, na América do Norte, decidiu fechar o espaço aéreo para o país.

Como forma de retaliação, a Rússia também fechou o seu espaço aéreo para aviões ligados aos países europeus que anunciaram os seus bloqueios aéreos.

Via: G1.

Leia também
Air Transat inaugura voos diretos do Rio de Janeiro para Toronto e Montreal

A companhia canadense Air Transat iniciou neste mês de fevereiro a operação de voos diretos…

Copa Airlines negocia ampliação de voos internacionais no Brasil

O governo brasileiro e a Copa Airlines discutem a possibilidade de ampliar a oferta de…

Arajet transporta 1,48 milhão de passageiros em 2025 e projeta mais de 2 milhões em 2026

A Arajet encerrou 2025 com 1.480.278 passageiros transportados, resultado que representa um crescimento de 37%…

Sair da versão mobile