O continente europeu vai investir nas viagens de trem em 2021. Diversas novas rotas serão inauguradas ao longo do ano, conectando países e desbravando paisagens em roteiros inéditos. Passear de trem pela Europa, ou usá-lo como meio de transporte para se deslocar durante uma viagem, é sempre uma experiência de viagem memorável.
- Veja também: As 7 rotas de trem mais belas da Europa
De acordo com o Social Europe, muitos viajantes europeus pretendem viajar menos de avião no pós-pandemia. Suas razões vão desde precaução até preocupação com impactos ambientais. Por conta disso, a Europa está prestes a passar por uma era de renascença ferroviária.
Confira algumas das novas rotas em seguida!
1. Holanda para Áustria
Uma rota noturna de 13 horas será inaugurada entre Amsterdã e Viena, capital austríaca. Passageiros poderão decidir se desejam descer na capital ou seguir até Innsbruck, uma bela cidadezinha cercada por montanhas da Áustria. Outras viagens noturnas de longa distância saindo da capital holandesa devem passar a funcionar ainda no primeiro semestre de 2021.
2. Inglaterra para Itália a bordo do Expresso Oriente
Desde 1883, o Expresso Oriente proporciona viagens de trens em cabines luxuosas. Para este ano, a companhia planejou a inauguração de diversas rotas noturnas. Uma delas é entre Londres e Veneza. Três novas suítes serão abertas para acompanhar a inclusão de novas rotas, nomeadas em homenagem a cidades europeias: Viena, Praga e Budapeste.
O Expresso Oriente também fará excursões de curta duração entre países a partir dos próximos meses. As reservas devem ser feitas com antecipação.
3. Basel para Locarno, Suíça
A companhia ferroviária Südostbahn (SOB) vai conectar duas grandes cidades do norte da Suíça em uma viagem pelos Alpes. A rota cênica Gotthard recebia trens somente nos finais de semana e feriados, mas, devido à iniciativa da SOB, passageiros poderão admirar as exuberantes montanhas suíças o ano inteiro. A viagem seguirá de Basel a Locarno a partir de cinco de abril.
4. Alemanha para Polônia
A rota entre a capital alemã e Kraków desapareceu há seis anos. Mas, agora, ela está de volta e, ainda, passará por paisagens bucólicas belíssimas. Com esta viagem, será possível combinar uma estadia em Berlim com uma viagem rápida para a Polônia.
5. Alemanha para Suíça via Áustria
Já no fim de 2020, a esplêndida rota entre Alemanha e Áustria, passando pela Suíça, voltou a ser operada. O trajeto passa pelo Lago Constance entre as fronteiras dos três países, cuja extensão é de nada menos que 63 quilômetros. É uma oportunidade bastante atraente para percorrer diversos países em somente quatro horas de viagem.
Via: The Guardian e The Points Guy.