Startup americana revela detalhes do seu avião presidencial supersônico

exosonic
Créditos: Exosonic.

A Exosonic, startup situada na Califórnia, está desenvolvendo um avião supersônico em conjunto com a Força Aérea dos Estados Unidos.

Ele poderá ser usado como um Air Force One, aeronave utilizada para transportar o presidente do país. Basicamente, é um avião doado à Força Aérea para ser transformado em um jato particular e utilizado em viagens presidenciais.  Primeiramente, contudo, ele poderá ser usado como um Air Force Two e fará o transporte do vice-presidente dos EUA.

A aeronave da Exosonic apresenta um conceito totalmente novo para os jatos particulares. A expectativa é que a aeronave comece a voar em meados da década de 2030.

Interior do Exosonic

O interior do avião supersônico conta com três suítes privativas, sendo uma destinada para reuniões com até três passageiros e videoconferências. Os assentos são de couro e o monitor pode ser armazenado para que haja espaço para fazer as refeições ou colocar equipamentos de apresentação.

A segunda suíte conta com oito assentos retos e altura de mesa ajustável. Ela foi pensada para ser um espaço de trabalho em colaboração, além de um cômodo de descanso, conforme visto abaixo.

Créditos: Exosonic / CNN Travel.

Por fim, há a cabine principal com 20 assentos de passageiros, duas copas, dois banheiros e muito espaço para o armazenamento de pertences pessoais.

Voo supersônico

O avião da Exosonic possui um alcance de 9.260 km e velocidade de 2.222 k/h, podendo voar quase duas vezes mais rápido que a velocidade do som. Ele poderá voar de Londres para Hong Kong em somente 6 horas, segundo informações do site da startup. Normalmente, os voos comerciais entre os destinos duram mais de 12 horas.

Por conta de seu design e tecnologia, o estrondo sônico (que ocorre quando uma aeronave supersônica quebra a barreira do som) do jato será reduzido consideravelmente. A ideia é não perturbar os indivíduos em solo durante a viagem.

O estrondo sônico era um dos principais problemas do Concorde, aeronave supersônica britânica e francesa que não está mais em uso. Ele perturbava moradores das cidades e dos campos com barulhos altos.

Além disso, a Exosonic quer que esta aeronave utilize somente combustíveis sustentáveis para reduzir o impacto ambiental. Essa é uma das prioridades do projeto de desenvolvimento.

Confira o site da empresa aqui.

Via: CNN Travel e AEROFLAP.

Leia também
Chile passa pela maior onda de frio dos últimos 70 anos

Santiago, no Chile, atualmente passa por uma onda de frio extremo. Esse é o fenômeno…

Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Sair da versão mobile