Expresso Hogwarts em risco: trem do Harry Potter pode deixar de operar

O Expresso Hogwarts pode deixar de percorrer os trilhos da Escócia. Considerado um passeio turístico icônico, o trem a vapor passa pelas mesmas paisagens dos filmes da franquia, transportando fãs e viajantes para parte do universo de Harry Potter.

A West Coast Railways (WCR), empresa que administra a linha, se recusou a adotar as exigências da Justiça de instalar sistemas de travamento central nos vagões do trem. Isso porque a implementação pode custar até 7 milhões de libras, ou R$ 43,2 milhões na cotação de hoje.

Esses dispositivos possibilitam trancar ou destrancar todas as portas de um veículo de maneira simultânea. Dessa forma, o processo de travamento é mais rápido e cômodo para todos os passageiros.

Além disso, alguns desses sistemas de travamento possuem recursos que acionam o travamento automático quando determinada velocidade é atingida, gerando mais segurança.

A empresa já obteve uma isenção à regra pelo escritório governamental responsável por ferrovias e rodovias. Foram 20 anos sem a necessidade de instalar os sistemas de travamento. Para conseguir operar nessas condições, o trem devia seguir um procedimento específico de travamento das portas.

No mês de agosto, a West Coast Railways obteve uma isenção temporária para a operação mesmo sem a instalação do sistema de travamento. Agora, a empresa aguarda uma decisão do Tribunal Superior que pode determinar o funcionamento do trem ou não.

Expresso Hogwarts

O Expresso Hogwarts passa por rotas ferroviárias populares da Escócia entre os meses de março e outubro. O viaduto Glenfinnan, que aparece no segundo filme da franquia, o Harry Potter e a Câmara Secreta, é um dos pontos emblemáticos do passeio.

Além dos passageiros do trem, que normalmente abriga 750 pessoas por dia, muitas pessoas vão assistir o trem passar, esperando ver a cena que remete aos filmes da saga Harry Potter.

Via: G1.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…