12 fatos interessantes sobre Tóquio, a sede dos Jogos Olímpicos

A capital japonesa é uma metrópole cosmopolita cheia de cultura, tradição, gastronomia, arte e tecnologia. Um conjunto que atrai milhares de turistas todos os anos. Em 2021, Tóquio atraiu milhares de pessoas por outra razão: os jogos olímpicos, que seriam realizados em 2020, mas precisaram ser adiados em um ano devido à pandemia de COVID-19. Pensando nisso, juntamos alguns fatos interessantes sobre a capital para quem pensa em conhecer o Japão.

1. Tóquio é o lar do cruzamento mais movimentado do mundo

shibuya

O Shibuya Crossing, localizado no bairro de Shibuya, recebe cerca de 2,4 milhões de pessoas todos os dias. Os horários de pico são nas primeiras horas comerciais da manhã e às 17h. Muitos turistas vão até o cruzamento para filmar, tirar fotografias e, é claro, atravessar as cinco faixas de pedestres junto com os japoneses.

2. A cidade possui a sua própria Disney

tóquio disney

A Tóquio Disneyland está localizada no distrito de Chiba, próximo à Tóquio. Desde 1983, o parque temático leva a magia e alegria tradicionais da Disney para os visitantes tanto do Japão quanto de outros países. Este foi o primeiro resort da Disney construído fora dos Estados Unidos.

3. Harajuku reúne moda excêntrica e cultura geek

harajuku

O bairro de Harajuku é conhecido por sua moda excêntrica, constituída por modelitos coloridos, cheios de adereços, perucas, lentes de contato e maquiagem distinta. Ao passear pelo local, viajantes podem ver estilos únicos pelas largas avenidas, cafés e lojas. O auge da moda de Harajuku foi no fim dos anos 90 e no início dos anos 2000, mas ainda é possível encontrar jovens interessados nos looks extravagantes hoje.

4. Turistas podem conhecer a cidade em karts temáticos do Mario Kart

Mario Tóquio

Turistas que querem ter uma experiência diferente em Tóquio, além dos metros e ônibus, podem alugar karts semelhantes aos game do Mario Kart e dirigir pelas avenidas da cidade. Há cinco rotas disponíveis para passear – Akihabara, Asakusa, Shibuya, Tokyo Bay e Shinagawa. O aluguel inclui um capacete, óculos escuros (durante o dia) e a fantasia do seu personagem favorito da franquia Mario!

5. O mercado de peixes de Tsukiji oferta sashimis fresquinhos

Mercado Tsujiki

Já pensou em visitar um mercado de peixes? Eles são comuns no Japão já que a gastronomia japonesa é em grande parte composta por pescados e frutos do mar. Em Tóquio, está localizado o Mercado Tsujiki, onde circulam cerca de 3.000 toneladas de peixe de mais de 450 espécies. Viajantes podem desfrutar de pratos fresquinhos de sashimi antes das 10h e, ainda, observar o leilão de peixes que ocorre entre às 4h-5h.

6. Há vários cafés e restaurantes temáticos

café japão

Você pode encontrar todo o tipo de café em Tóquio: Cat Cafes com gatos, Owl Cafes com corujas, Maid Cafes com as tradicionais empregadas japonesas, Hedgehog Cafes com ouriços-terrestres, Ninja Cafes com garçons vestidos de ninjas, Vampire Cafes com garçons trajados de vampiros, e muito mais!

7. É possível fazer uma viagem de um dia para o Monte Fuji

Monte Fuji

De Tóquio, turistas podem aproveitar para conhecer o Monte Fuji, um dos pontos turísticos mais icônicos do Japão, em uma viagem de um dia. O deslocamento pode ser feito de trem, ônibus ou com transportes de turismo.

8. Tóquio possui mais restaurantes com estrelas Michelin do que qualquer outra cidade do mundo

ramen japonês

São 223 restaurantes com classificação de pelo menos uma estrela Michelin, que reconhece a qualidade das refeições nesses empreendimentos ao redor do mundo. Desse total, 11 restaurantes de Tóquio receberam três estrelas, a classificação mais alta.

9. A Torre de Tóquio é uma das maiores do mundo

Torre de Tóquio

Inspirada na Torre Eiffel de Paris, a Torre de Tóquio tem 333 metros de altura e é considerada uma das maiores do mundo. Porém, na capital japonesa há outra construção muito mais alta, o edifício Tokyo Skytree, com 634 metros de altura. Viajantes podem subir em ambos para observar a cidade.

10. A cidade tem um hotel operado por robôs

O Henn na Hotel Tokyo Hamamatsuchō é composto quase inteiramente por uma equipe de robôs. Na recepção, hóspedes já se deparam com recepcionistas robôs sorridentes. Nos quartos, encontram um pequeno robô que responde a comandos de voz e é responsável por comandar os eletrodomésticos e demais aparelhos dos quartos. Existem outros hotéis dessa marca no país.

11. Akihabara é a meca dos animes e mangás

Akihabara

O bairro Akihabara é ideal para os fãs de animes e mangás. Lá, estão localizadas múltiplas lojas de vídeo games, figuras de ação, mangás, roupas, acessórios, peças para cosplay e outros produtos.

12. A primeira Olimpíada em Tóquio aconteceu em 1964

olímpiadas
Abertura das Olimpíadas de 1964 (Keystone Press via Wikipédia).

A primeira Olimpíada em Tóquio aconteceu entre 10 e 24 de outubro de 1964. Mais de 5.000 atletas de 93 países competiram no evento. Foi a oportunidade que o Japão teve para mostrar ao mundo que havia se reconstruído após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, bem como que a nação tinha se tornado um parceiro pacífico do restante do mundo.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…