Fenômeno ‘Lua Azul’ acontece nesta semana — próximo deve ocorrer somente daqui a 14 anos!

lua cheia ok

O mês de agosto será encerrado com muito brilho. O dia 30 de agosto, próxima quarta-feira, marca a ocorrência da segunda lua cheia do mês, conhecida como lua azul. Ela não leva esse nome por conta da sua coloração, mas, sim, por ser a segunda aparição de lua cheia em um único mês.

Já no dia 29 de agosto, nesta terça-feira, a lua subirá aos céus com um brilho mais intenso e com um tamanho maior. Isso porque o astro estará mais perto da Terra do que o considerado normal, a 357.530 quilômetros de distância.

No dia 30 de agosto, ela estará a 357.344 quilômetros de distância, emitindo um brilho ainda mais forte e apresentando um tamanho ainda maior. Será uma ótima e rara oportunidade para observar a lua cheia.

A raridade deste evento cósmico se dá pelas oportunidades escassas de se encontrar duas luas cheias no período de 30 ou 31 dias. O astrônomo italiano Gianluca Masi, fundador do Virtual Telescope Project, prevê que a lua azul só deve se repetir no ano de 2037, ou seja, daqui a 14 anos.

Onde e como observar a lua azul?

Como a previsão para as próximas noites, segundo o Meteored, é de chuva, muitos moradores das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país não devem conseguir observar o fenômeno da lua azul. É provável que o céu noturno esteja nublado ou chuvoso durante o seu ápice.

Entretanto, como previsões do tempo são instáveis, interessados em observar a segunda lua cheia do mês de agosto devem checar a previsão do tempo para a noite do dia 30 de agosto para confirmar a possibilidade de observação.

Por outro lado, moradores da região Sul e de algumas partes das regiões Norte e Nordeste conseguirão observar o brilho da lua sem maiores preocupações. A previsão é que o céu esteja claro e livre de nuvens. Ainda assim, é indicado verificar a previsão do tempo para confirmar se o clima estará favorável a observação.

Para observar este fenômeno com nitidez, é recomendado se deslocar para um ambiente com pouca luz urbana. Ainda que o brilho da lua azul promete estar mais forte do que o normal, qualquer espetáculo cósmico é melhor aproveitado longe da luz artificial das cidades.

Via: Meteored.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile