As filas para emitir o visto para viajar para os Estados Unidos continuam longas. Desde a retomada do serviço prestado aos viajantes brasileiros, quando começaram a cair as restrições de viagem para o país, as filas para conseguir um agendamento e para realizar a entrevista presencial têm sido extensas.
Dados divulgados pela AG Immigration, escritório de advocacia especializado em imigração, evidenciam que o tempo para conseguir o visto para os EUA atingiu o maior patamar da história – 549 dias! Ou seja, leva mais de um ano para conseguir realizar a entrevista consular para tirar o documento de viagem.
O tempo de espera de 549 dias foi registrado no consulado de São Paulo. Nas demais instituições consulares, o tempo é de 469 dias em Brasília; de 271 dias em Porto Alegre; 400 dias em Recife; e 451 dias no Rio de Janeiro. Com exceção do consulado em Porto Alegre, a espera em todos os demais é de mais de um ano.
Ocasionalmente, novas vagas são disponibilizadas aos viajantes quando a quota para um público específico não é atingida. Por exemplo, são liberadas 50 vagas para o visto de estudante, mas somente 30 são preenchidas. O restante das vagas volta ao sistema para que outros viajantes aproveitem, diminuindo o tempo de espera.
Entretanto, essa prática não demonstrou ter a eficácia desejada. Até o momento, o tempo de espera voltou a aumentar após a liberação das vagas.
Dicas para viajantes brasileiros
As dicas para viajantes que querem viajar aos Estados Unidos são:
- Agendar para a primeira data disponível, mesmo que seja daqui a 400 dias. Em caso de cancelamentos ou alterações da data, o tempo de espera também diminui.
- Quem tem possibilidade de viajar para outro estado para receber o atendimento, como para Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, onde o tempo de espera é menor, pode fazê-lo para agilizar o processo.
- Ficar de olho nas notícias acerca da emissão do visto norte-americano é outra dica, uma vez que mudanças podem ocorrer subitamente.
Via: Viagem e Turismo.