Finlândia vai aceitar certificado de vacinação contra COVID-19 para entrar no país

A companhia aérea Finnair, da Finlândia, afirmou que vai aceitar um certificado de vacinação contra a COVID-19 de passageiros em voos para o país em vez do teste negativo para COVID-19. A nova medida começa a valer a partir de 11 de maio.

“As vacinas provaram seu poder no combate à pandemia e os certificados de vacinação desempenharão um papel fundamental no próximo Certificado Digital da UE para garantir a saúde e segurança dos viajantes”, disse o diretor médico da Finnair, Kimmo Ketola, no comunicado à imprensa da empresa. “A probabilidade de uma pessoa vacinada ser infectada e transmitir COVID-19 é muito pequena”.

A aérea afirmou que uma dose da vacina deve ter sido tomada, pelo menos, 21 dias antes da data da viagem para a Finlândia. Somente uma dose é suficiente para a certificação.

Passageiros sem certificado de vacinação ainda podem viajar! Eles devem apresentar resultado negativo do teste RT-PCR para COVID-19 ou um comprovante de infecção anterior, como é a política da empresa desde janeiro.

A Finnair vai aceitar certificados em inglês, francês, alemão, estoniano, sueco, espanhol, russo e italiano, mas não em finlandês.

O chefe de relações com a mídia da Finnair, Päivyt Tallqvist, disse que isso ocorreu porque os passageiros que viajam do exterior para a Finlândia terão seus certificados verificados no ponto de partida por agentes de embarque, que geralmente não leem ou entendem finlandês.

Veja o comunicado da companhia aérea, publicado no twitter.

Brasileiros podem entrar na Finlândia?

Passageiros devem apresentar um resultado negativo do teste RT-PCR para COVID-19, feito nas últimas 72 horas antes do embarque, para viajar à Finlândia. Além disso, brasileiros devem fazer uma quarentena de 14 dias. Se fizerem um novo teste para COVID-19 durante este período, podem encurtar o período de autoisolamento.

Via: Yle News.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile