Fora da rota tradicional: 3 destinos na Itália adorados por italianos!
A Itália é, sem dúvidas, um belo destino para conhecer com os próprios olhos. Mas você já pensou em visitar áreas que estão fora dos roteiros tradicionais de turismo?
Embora conhecer os pontos turísticos famosos seja, sim, uma experiência bacana, conhecer locais pouco visitados por estrangeiros pode lhe render vivências únicas. Pensando nisso, o Lonely Planet, gigante do turismo internacional, perguntou aos moradores do país europeu sobre locais para visitar.
- Veja também: Aéreo de ida e volta, translado e hotel 4 estrelas no Rio de Janeiro a partir de R$ 749 por pessoa
Confira, abaixo, os destinos italianos normalmente esquecidos por turistas e adorados por moradores.
Valsesia
Na província de Vercelli, em Piedmont, está Valsesia, composta por um grupo de vales encantadores. É o local perfeito para praticar atividades ao ar livre e observar a bela paisagem italiana.
Moradores se dirigem ao destino para praticar trekking, ciclismo e esportes aquáticos nos límpidos lagos. Já no inverno, Valsesia se torna um paraíso coberto de neve, perfeito para esquiar e deslizar em trenós.
A recomendação do Lonely Planet é se hospedar na cidade de Varallo, a qual oferece múltiplas comodidades aos viajantes, desde restaurantes e bares até galerias de arte, monastérios medievais e pequenas praias de água doce.
- Confira ainda: Aéreo de ida e volta mais hospedagem 4 estrelas em Porto de Galinhas a partir de R$ 918 por pessoa
Garfagnana
Quer conhecer uma região diferente da Toscana? A região ao nordeste, chamada de Garfagnana, abriga uma rica reserva natural onde os locais gostam de ir para fazer trilhas. Elas são conhecidas por serem íngremes, mas, ainda assim, chamativas.
No Parque Regional dos Alpes Apuanos, viajantes podem pernoitar em aconchegantes casas de montanha. Há muitas fazendas na região, o que possibilita o encontro com especialidades caseiras locais. A plataforma recomenda experimentar os produtos à base de cogumelos e castanhas.
Outro programa turístico interessante é subir o Monte Tambura, de 1.891 metros de altura. A caminhada até o topo requer resistência física, então não são todos os turistas que devem se arriscar nessa jornada. Lá de cima, dá para ver a costa do Mediterrâneo e a cordilheira dos Apeninos.
Montalbano Elicona
A comuna Montalbano Elicona fica na famosa região de Sicília. Trata-se de uma charmosa vila medieval com um castelo suábio-aragonês no ponto mais alto, ruas estreitas de pedra e portais barrocos.
Há, ainda, um pequeno museu de vestimentas e acessórios medievais, o qual mostra um pouco de como era a vida na comuna nos séculos passados.
Outra dica da plataforma de turismo é passear pela reserva natural Bosco di Malabotta, que mais parece um bosque encantado de conto de fadas, com os seus carvalhos milenares e megálitos, monumentos de pedra usados em rituais.