Segunda onda de frio causa geada, neve e temperaturas de até -8ºC na região Sul do país
A segunda onda de frio prevista pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) derrubou as temperaturas da região Sul do país nos últimos dias, provocando geadas e temperaturas abaixo de 0ºC. O frio deve continuar intenso até a próxima quarta-feira (21).
Na última segunda-feira (19), a menor temperatura registrada no Sul do país foi em General Carneiro, no Paraná. Os termômetros da cidade marcaram -5,2ºC. Ainda no Paraná, em Inácio Martins, foi registrada a temperatura de -2,4ºC. Já em Bom Jardim da Serra, no estado de Santa Catarina, a temperatura ficou em -4,3ºC.
Neve foi registrada em pontos isolados de Campo de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e no Planalto do Sul, em Santa Catarina, entre a noite do último domingo (18) e o amanhecer da última segunda-feira.
Já nesta terça-feira (20), Urubici, em Santa Catarina, foi coberta por uma intensa geada, transformando o cenário da cidade em uma verdadeira paisagem invernal. Os termômetros marcaram -6ºC. São Joaquim e Urupema, ainda em SC,também registraram mínimas baixíssimas. A primeira cidade marcou -4,5ºC enquanto a segunda, registrou -8,1ºC.
Frio em outras regiões
O frio intenso também se espalhou para algumas regiões da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Em Monte Verde, típico destino de inverno do estado, chegou a gear. Os termômetros marcaram -1,2ºC na cidade. A menor mínima registrada foi em Maria da Fé, que marcou -5ºC nesta terça-feira, a segunda menor temperatura do país.
São Paulo também registrou temperaturas negativas. A menor temperatura foi em Rancharia, no sudoeste do estado, com -1ºC. Já em Valparaíso, no noroeste de São Paulo, a mínima atingiu -0,7ºC.
Via: G1 e Canal Rural.