As autoridades americanas devem trazer notícias positivas acerca das restrições de viagens aéreas aos Estados Unidos nas próximas semanas, de acordo com uma apuração realizada pela AG Immigration, especialista em advocacia imigratória.
A reabertura das fronteiras americanas para os brasileiros deve acontecer em outubro. A suspensão das restrições de entrada para estudantes, a retomada dos agendamentos dos vistos e o programa de vacinação em estágio avançado são indícios dessa possibilidade.
A reabertura dos serviços consulares na Embaixada dos EUA e nos consulados americanos no Brasil estava prevista para acontecer inicialmente em maio e depois julho. Todavia, o atraso do programa de vacinação no Brasil durante o primeiro o primeiro semestre e a circulação de variantes de COVID-19 fizeram o governo americano repensar ambas as datas.
Recentemente, a Embaixada e os Consulados retomaram alguns agendamentos para renovação e solicitação de vistos, tendo como prioridade estudantes cujos cursos estão para iniciar ou serão retomados a partir de agosto, após as férias de verão americanas.
- Viu isso? Promoção “Compra que volta” Nestlé concede até 100% de cashback na compra de produtos da marca
Pressões para a retomada das viagens aéreas
A pressão que a administração do presidente Joe Biden vem sofrendo de diversos segmentos comerciais e turísticos do país, bem como das indústrias americanas, também é um indício de que as fronteiras devem ser reabertas em breve.
Do mesmo modo, líderes europeus têm demonstrado descontentamento com as restrições que barram a entrada de viajantes do continente dado que muitas medidas sanitárias já foram suspensas nos Estados Unidos.
Na última segunda-feira (19), o presidente canadense Justin Trudeau anunciou que as fronteiras reabrirão para viajantes americanos completamente vacinados a partir de 9 de agosto, mas o governo americano não determinou uma data para aceitar a entrada de viajantes do Canadá.
Entretanto, a previsão é que a retomada total do turismo nos EUA aconteça até o fim deste ano para que o setor comece a se recuperar economicamente. Em 2019, o turismo gerou US$ 712 bilhões para os Estados Unidos enquanto os lucros chegaram a US$ 396 bilhões em 2020.
Para isso, os viajantes de países que tradicionalmente visitam os EUA em grande escala, como China, Canadá, Reino Unido e Brasil, devem ter a entrada permitida.
Via: AEROIN e Financial Times.