A GOL prestou uma homenagem aos 150 anos do “Pai da Aviação”, Alberto Santos Dumont, celebrado no mês de julho: a companhia aérea decorou uma de suas aeronaves do modelo Boeing 737-800 com uma ilustração do 14-bis.
O avião desenvolvido por Santos Dumont é o primeiro a levantar voo por conta própria em 1906. A sua primeira versão continha um balão 14 e, por isso, o avião recebeu o nome de 14-bis.
O balão tinha o objetivo de reduzir o peso do avião e facilitar a sua decolagem, mas, por conta do grande arrasto, era difícil para o 14-bis pegar velocidade. No dia 23 de agosto de 1906, uma decolagem sem o auxílio do balão foi realizada e o avião foi capaz de subir do chão e voar.
Em 03 de setembro, uma nova modificação foi feita: o 14-bis passou a ter um motor náutico de 50 cavalos. Esta incarnação do avião conseguiu realizar um salto de 11 metros no ar, mas foi danificado com o pouso brusco.
Somente no dia 23 de outubro, o avião, após passar por novas modificações, conseguiu percorrer 60 metros em somente sete segundos a uma altura de cerca de dois metros do chão.
“Homenagear Santos Dumont é algo muito significativo para nós da GOL, uma empresa brasileira que nasceu com o propósito de Ser a Primeira para Todas as Pessoas. Sua engenhosidade permitiu que o sonho de voar fosse possível hoje para milhões de passageiros”, afirma a CMO da GOL, Beatriz Cabral.
A homenagem da companhia aérea poderá ser vista à medida que aeronave cruza o céu brasileiro. O primeiro voo com a ilustração temática ocorreu entre os aeroportos de Confins, em Belo Horizonte e Porto Seguro às 08h20.
Via: O Globo.