O Ministério do Turismo lançou, nesta terça-feira (26), o programa “Conheça o Brasil: Voando”. As companhias aéreas Azul, GOL, LATAM e Voepass são parceiras dessa iniciativa da pasta, assim como o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
O objetivo do programa é desenvolver ações para estimular as viagens pelo país, a democratização do acesso ao turismo nacional e a redução do custo operacional das companhias aéreas. Esse último objetivo pode, a longo prazo, resultar em passagens aéreas mais baratas para os viajantes.
Nesse contexto, os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos irão identificar, estimular e articular medidas, junto aos órgãos competentes, para contribuir para o crescimento do setor turístico.
Mais low costs no Brasil
Um dos pontos importantes do programa é melhorar o ambiente de negócios do setor aéreo, promovendo a competitividade no mercado de aviação brasileiro. O antigo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, já havia mencionado o interesse do governo federal em trazer cias low cost, como a Flybondi e a Arajet, para atuar no mercado brasileiro.
Stopover no Brasil
O programa “Conheça o Brasil: Voando” trará o stopover para o país a partir do mês de dezembro. Sendo assim, viajantes terão possibilidade de parada em um destino intermediário de escala ou conexão em determinados voos internacionais. O serviço já é ofertado por companhias aéreas estrangeiras, como a TAP Air Portugal e a Air France.
Plotagens nas aeronaves
A iniciativa também terá uma campanha nacional de promoção de destinos turísticos nacionais. Cerca de 10% da frota das companhias aéreas contará com plotagens (adesivos) de atrativos brasileiros e mensagens de incentivo ao turismo pelo Brasil. Dicas para encontrar passagens aéreas baratas também serão compartilhadas no alto-falante das aeronaves.
Via: Ministério do Turismo.