O Hurb estuda mudar as regras dos pacotes de viagem com data flexível ofertados aos viajantes, visando reduzir as viagens pendentes.
O atual modelo de seleção de datas para viajar envolve o viajante selecionar três datas possíveis para a viagem dentro de período específico e selecionado pelo Hurb.
Esse sistema acabou gerando falhas na comunicação, visto que os viajantes não necessariamente viajam nas datas sugeridas. Além disso, esse modelo possui várias restrições, como não marcar viagens nos meses de alta temporada, como janeiro, julho e dezembro.
Somente neste ano, o Hurb recebeu mais de 11 mil reclamações. No ano de 2022 inteiro, foram 12.764 queixas. A tendência é que mais reclamações sejam feitas neste ano enquanto o problema não é resolvido.
Problemas com as viagens flexíveis
Os pacotes de datas flexíveis do Hurb se tornaram populares entre os viajantes no período da pandemia de COVID-19, quando não se podia viajar no momento. Então, viajantes compravam pacotes para viajar nos próximos anos, como 2021, 2022, 2023 e datas ainda mais distantes.
A empresa não conseguiu honrar os contratos dos pacotes vendidos na época da pandemia, uma vez que levou tempo para o setor de turismo reaquecer depois da paralisação e os preços das passagens aéreas, hospedagens e outros serviços subiram.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) determinou o prazo de até 8 de maio para a empresa esclarecer se possui condições financeiras de realizar as viagens. Muitas hospedagens já haviam parado de trabalhar com a agência de viagens por ela não conseguir repassar os valores da acomodação aos estabelecimentos.
O Hurb cumpriu o pedido da Senacom, mas as informações estão sob sigilo e passando por um processo de análise.
O que viajantes podem fazer?
Viajantes que possuem pendências de viagem têm até dezembro de 2023 para realizá-las, segundo a diretoria do Hurb. É possível solicitar reembolso, cancelamento ou trocar o valor pelo crédito para aquisição de outros produtos. Fazer reclamações no Reclame Aqui também ajuda a agilizar o processo.
Via: Terra.