IATA quer lançar passaporte digital com carteira de vacinação no primeiro trimestre de 2021
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, em inglês) anunciou que está prestes a lançar um passaporte digital. A previsão é que ele fique pronto já no primeiro trimestre de 2021.
Nele, os passageiros poderão guardar certificados de testes e uma carteirinha de vacinação com informações referentes a outras doenças, não somente a COVID-19. Uma cópia do passaporte comum também estará disponível neste novo formato.
Assim, compartilhar esses dados com as companhias aéreas e as autoridades da alfândega será muito mais ágil. Ele ficará disponível no formato de um aplicativo para smartphones. O lançamento para iOS deve ocorrer algumas semanas antes do para Android.
O passaporte digital ajudará os viajantes a verificar se cumprem os requisitos de entrada do país a ser visitado.
- Veja também: Baixou! Fim de semana com ofertas imperdíveis para o Nordeste: voos a partir de R$ 321 ida e volta
Além disso, com o aplicativo, eles poderão apresentar um QR CODE para um leitor de códigos nas alfândegas dos aeroportos. Todas as informações dos viajantes serão automaticamente passadas para as autoridades locais e não ficarão guardadas no sistema, protegendo a sua privacidade.
“A nossa maior prioridade é fazer com que as pessoas viajem novamente de forma segura”, afirmou Nick Careen, Vice-Presidente Sênior do setor de aeroportos, passageiros, cargas e segurança da IATA.
“No momento, isso significa dar confiança aos governos de que a testagem sistemática da COVID-19 pode substituir a quarentena de 14 dias. No futuro, esse sistema evoluirá para um programa de vacinação e o passaporte digital será uma solução para as viagens”, finalizou Careen.
O desenvolvimento do passaporte acontece em parceria com o Grupo Internacional de Companhias Aéreas (IAG, em inglês), que conta com a associação de diversas companhias aéreas, como a British Airways, Era Lingus (Irlanda) e Iberia Líneas Aéreas (Espanha).
A IATA também visa desenvolver um app com informações laboratoriais para que os laboratórios possam enviar o comprovante dos testes aos viajantes virtualmente.
Via: Travel + Leisure.