ICMBio autoriza abertura gradual de parques nacionais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou, na última semana, a reabertura para visitação de quatro parques nacionais. São eles: Aparados da Serra e Serra Geral, no Rio Grande do Sul, o de Brasília (DF) e o de Foz do Iguaçu (PR).

Ainda assim, os passeios devem respeitar as regras de restrição do número de visitantes e de saúde, como o uso de máscara. Álcool 70% também deve estar disponível em todas as áreas públicas dos parques.

Funcionamento dos Parques Nacionais

Em Brasília, o Parque Nacional reabriu na última segunda-feira (15). Entre as restrições presentes estão o limite de 300 visitantes por dia, os quais devem respeitar o limite de dois metros de distância entre eles; suspensão do uso das piscinas naturais; e suspensão da Trilha da Capivara.

Por pelo menos um mês, não será cobrado ingresso. Outra mudança é o horário de funcionamento, que passou a ser entre das 08 às 15h. Após o 30º dia de abertura, o Parque Nacional poderá receber 400 pessoas.

No Rio Grande do Sul e no Paraná, os Parques Nacionais estão abertos desde a semana passada. O número de visitas está limitado a 40% de sua capacidade e o distanciamento social entre os visitantes é observado.

Os dois parques do Rio Grande do Sul também possuem aéreas que se estendem até Santa Catarina, mas, devido às restrições impostas pelo estado, os atrativos do lado catarinense não estão abertos para visitação.

Para visitar os parques, é necessário agendar o horário e, no caso das Cataratas do Iguaçu, comprar os ingressos on-line. Os parques Aparados da Serra e da Serra Geral têm entrada gratuita.

Viajantes ou moradores locais que planejam visitar os parques nacionais devem contribuir para manter o distanciamento social, respeitando a distância de até dois metros, e seguir as orientações de segurança dos estabelecimentos.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…