Imigrantes agora podem usar a carteira de motorista do Brasil para dirigir em Portugal

Portugal passará a aceitar a CNH brasileira como documento válido para dirigir no país! Até então, imigrantes brasileiros precisavam esperar 90 dias após receberam a autorização de residência (AR) para morar em Portugal para fazer a requisição da troca da Carteira Nacional de Habilitação pela carteira de habilitação do país.

Somente residentes estrangeiros da União Europeia e do Reino Unido podiam dirigir com as carteiras de habilitação de seus respectivos países.  O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a decisão no início deste mês, expandindo essa possibilidade para todos os países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP).

O processo de regularização da residência permanente no país costuma levar meses para ser concluído. Consequentemente, brasileiros residentes em Portugal precisavam esperar um longo período para adquirirem o documento e conseguirem dirigir normalmente no país.

A partir de agora, a CNH brasileira poderá ser usada até a data da sua validade e só depois ser trocada pela carteira de habilitação portuguesa.

Ainda assim, brasileiros residentes em Portugal que desejam adquirir o documento português, mesmo que não seja mais obrigatório, podem fazer a solicitação de troca dentro do prazo de dois anos após obter a autorização de residência. Depois disso, deverão passar pelo procedimento regular de aquisição de habilitação, incluindo provas práticas.

Ressalta-se que turistas fogem às regras. Viajantes estrangeiros a turismo em Portugal podem dirigir normalmente com as carteiras de habilitação de seus respectivos países por até 185 dias. Mas, como os turistas brasileiros podem permanecer no país por somente 90 dias sem precisar de visto, o prazo para brasileiros acaba sendo de 90 dias.

Via: Correio Braziliense.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…