Um novo carregamento de insumos para a produção de vacinas contra a COVID-19 chegou ao Brasil na última quinta-feira (04). A remessa de 8,2 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) vai permitir a produção de 14 milhões de doses, sendo a maior recebida até então.
- VIU ISSO?! Obrigatório: China requer teste anal para detectar Covid-19 em estrangeiros que chegam ao país
O lote foi enviado pela biofarmacêutica Sinovac, parceria do Butantan e do governo de estado na produção de imunizantes contra a COVID-19. A aeronave Airbus A330-900 da companhia aérea portuguesa TAP partiu de Lisboa e chegou de manhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos com o material.
Esse modelo de avião é normalmente usado para transportar passageiros, porém também tem sido usado para transportar cargas devido à crise no setor de aviação mundial.
- Veja também: Empresa americana quer construir primeiro hotel espacial; a inauguração está prevista para 2027
Os insumos foram recebidos pelo governador do estado de São Paulo, João Dória, pelo presidente do Butantan, Dimas Covas, e pelo secretário estadual de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn.
Segundo o governo estadual de São Paulo, até a última quarta-feira (03), o Butatan entregou cerca de 14,45 milhões de doses do imunizante para o Sistema Único de Saúde (SUS) desde o início da distribuição de vacinas pelo país. A previsão é que esse número aumente para 21 milhões até o final de março e para 46 milhões até o fim de abril.
- Confira ainda: Companhia aérea oferece três voos para destinos misteriosos
O Butantan afirmou, ainda, que irá entregar cerca de 54 milhões de doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde até a data de 30 de agosto. O contrato firmado com o órgão prevê a entrega total de 100 milhões de vacinas.
Via: AEROIN e Abril.