Investimento no turismo é essencial para crescimento da economia, segundo ministro

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) celebrou o Dia Mundial do Turismo no início desta semana. Na ocasião, foram apresentadas diversas soluções para o crescimento do setor turístico no país.

As atividades turísticas hoje representam 7,8% do PIB brasileiro. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a intenção é investir nesse setor para o PIB poder crescer ainda mais e se aproximar dos índices de outros países. Em Portugal, por exemplo, as atividades turísticas correspondem a 12% do PIB português.

A previsão de crescimento da economia brasileira é de 3% em um cenário em que o Turismo não está nas condições ideais, conforme o ministro. Com o desenvolvimento de setor, a sua contribuição para a economia do Brasil seria muito mais expressiva.

Otimização do turismo nacional

O turismo ecológico, também chamado de turismo sustentável, foi um dos destaques da celebração. Uma política de compensação ambiental poderia beneficiar muito o país nesse sentido. Esse mecanismo é usado para mitigar os impactos ambientais negativos da construção de empreendimentos em meio à natureza ou da prática de atividades que causam degradação ambiental.

Para isso, é feita a restauração do ecossistema degradado através do reflorestamento, da conservação das espécies ameaçadas de extinção e da adoção de medidas de proteção ambiental.

Outro tópico debatido foi o da segurança pública. A falta de segurança em grandes destinos turísticos, como o Rio de Janeiro e São Paulo, é um dos fatores que afasta turistas — nacionais e internacionais — desses grandes centros.

Via: Senado Notícias.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Sair da versão mobile