A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) celebrou o Dia Mundial do Turismo no início desta semana. Na ocasião, foram apresentadas diversas soluções para o crescimento do setor turístico no país.
As atividades turísticas hoje representam 7,8% do PIB brasileiro. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a intenção é investir nesse setor para o PIB poder crescer ainda mais e se aproximar dos índices de outros países. Em Portugal, por exemplo, as atividades turísticas correspondem a 12% do PIB português.
- Confira ainda! 5 resorts incríveis para passar o réveillon 2024
A previsão de crescimento da economia brasileira é de 3% em um cenário em que o Turismo não está nas condições ideais, conforme o ministro. Com o desenvolvimento de setor, a sua contribuição para a economia do Brasil seria muito mais expressiva.
Otimização do turismo nacional
O turismo ecológico, também chamado de turismo sustentável, foi um dos destaques da celebração. Uma política de compensação ambiental poderia beneficiar muito o país nesse sentido. Esse mecanismo é usado para mitigar os impactos ambientais negativos da construção de empreendimentos em meio à natureza ou da prática de atividades que causam degradação ambiental.
Para isso, é feita a restauração do ecossistema degradado através do reflorestamento, da conservação das espécies ameaçadas de extinção e da adoção de medidas de proteção ambiental.
Outro tópico debatido foi o da segurança pública. A falta de segurança em grandes destinos turísticos, como o Rio de Janeiro e São Paulo, é um dos fatores que afasta turistas — nacionais e internacionais — desses grandes centros.
Via: Senado Notícias.