Isenção de visto de turismo para o Japão pode entrar em vigor até outubro
Brasileiros que planejam viajar para o Japão ainda neste ano podem deixar de se preocupar com a emissão do visto de turismo em breve.
O governo japonês ainda está negociando a medida com o governo brasileiro, então não há nada confirmado ainda. Entretanto, o embaixador do Japão, Teiji Hayashi, acredita que a isenção de vistos de curta duração pode entrar em vigor até o dia 1º de outubro deste ano. A informação é do Estado de Minas.
O embaixador contou à plataforma de notícias que o intercâmbio de viajantes entre o Brasil e o Japão é muito importante para o setor turístico. Antes da pandemia de COVID-19, o Brasil recebia cerca de 80 mil japoneses anualmente, enquanto o Japão recebia aproximadamente 40 mil brasileiros por ano.
Desde a retomada gradativa do turismo após o fim da pandemia de coronavírus, os números vêm crescendo, mas ainda é inferior ao período pré-pandemia.
Atualmente, viajantes brasileiros podem tirar três tipos de visto de turismo para o Japão: um de entrada única, um de entrada dupla e um de múltiplas entradas, ideal para quem vai viajar para outros países e retornar ao Japão depois.
A permanência máxima no país é de 90 dias e a validade do documento é de até três anos, dependendo dos requisitos.
Isenção de visto de turismo para brasileiros
A isenção do visto de turismo para viajantes brasileiros faz parte do acordo de reciprocidade entre os governos.
Durante o governo Bolsonaro, o benefício se tornou unilateral, permitindo apenas que os viajantes do Japão visitassem o Brasil sem visto. Logo no início do governo Lula, a imposição de visto aos viajantes do Japão, Estados Unidos, Canadá e Estados Unidos foi retomada.
Durante a reunião do G7 em Hiroshima, realizada no mês de maio, para a qual o presidente Lula foi convidada a participar, o atual presidente do Brasil conversou com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, sobre a possibilidade de isenção de visto de turismo.
Via: Estado de Minas.