Após 11 anos fechado, o Caminho do Amor de Cinque Terre reabriu parcialmente para visitação neste Mês dos Namorados no Brasil!
Localizado na região da Ligúria, na Itália, a área havia sido fechada para a reforma. Embora o Dia dos Namorados seja celebrado em 14 de fevereiro no país europeu, a reabertura parcial do atrativo voltado aos apaixonados coincidiu com a data brasileira.
O Caminho do Amor configura uma passarela de quase 1 km de extensão à beira dos precipícios de Riomaggiore e Manarola. Este importante atrativo turístico faz parte do folclore de Cinque Terre, além de ser conhecido como um ótimo lugar para fazer declarações de amor.
Na década de 20, logo após a sua construção, o ponto romântico ficou conhecido por ser um esconderijo de jovens apaixonados. E não é apenas por ser um local escondido, afastado de curiosos. A bela paisagem ao redor do Caminho do Amor contribui para a sua popularidade entre os casais.
Neste momento, somente 170 dos 900 metros de extensão estão abertos para o público. A partir de 1º de julho, visitantes e locais poderão passear normalmente por todo o caminho e declarar o seu amor. O trajeto tem início na área localizada acima da estação ferroviária de Riomaggiore.
Mais segurança no Caminho do Amor
O local precisou ser reformado para garantir mais segurança aos visitantes. Em setembro de 2012, um deslizamento de pedras deixou quatro pessoas feridas. Desde então, estudos e projetos acerca da prevenção de novos deslizamentos e da preservação da paisagem rochosa foram conduzidos.
Durante o longo período de reforma, mais de 80 mil metros quadrados de rochas consideradas perigosas foram removidos. Um manto metálico de alta resistência também foi colocado sobre a falésia que chega a ter 150 metros de altura em alguns pontos.
Outra medida para reforçar a segurança do passeio aos amantes e curiosos foi a implementação de barreiras. Foram construídos 850 metros quadrados de barreiras ao longo do caminho.
Via: ANSA.