Itália inicia novo lockdown: escolas, universidades, bares e restaurantes são fechados em parte do país

O governo italiano iniciou um novo lockdown para tentar coibir uma nova onda de contaminações de COVID-19 no país. A nova variante do coronavírus identificada na Inglaterra e o processo lento de vacinação nacional levaram a um aumento de 15% de casos de COVID-19 na Itália na última semana.

O primeiro ministro Mario Draghi afirmou que está ciente das consequências das novas medidas de lockdown na economia, na educação das crianças e na saúde mental dos italianos, mas elas são necessárias para evitar um cenário ainda pior.

A maioria das regiões no norte da Itália, bem como Lazio e Marche no centro do país e Campânia e Puglia no sul, fecharam escolas e impediram os residentes de deixarem suas casas, exceto por motivos de trabalho, saúde ou necessidade.

Entre as atividades comerciais, apenas supermercados, farmácias e outros empreendimentos de serviços essenciais ficarão abertos. Os restaurantes e bares voltarão a ser fechados.

As grandes regiões setentrionais, como Lombardia, Piemonte, Veneto, Emilia-Romagna, bem como Lácio e Calábria, deverão passar para a zona vermelha. Ela consiste no fechamento de escolas, universidades, bares e restaurantes, além da restrição de circulação de cidadãos. As modalidades de delivery e de retirada estão liberadas.

Grande parte do país também permanecerá fechado durante o feriado de páscoa para prevenir reuniões de família e festas.

Vacinação na Itália

Menos de dois milhões de pessoas foram vacinadas desde o início do programa nacional de vacinação italiano. Parte desse atraso é atribuído a entrega tardia de imunizantes por parte das indústrias farmacêuticas. Já a outra parte é devido aos desafios de logística presentes em algumas regiões. Atualmente, a Itália contabiliza mais de 100 mil mortes e 3,2 milhões de infectados pelo novo coronavírus.

Via: NY Times.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile