Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e Boeing querem tornar as aeronaves mais silenciosas

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA, em inglês), em parceria com a Boeing, quer desenvolver uma tecnologia de redução de ruído de fuselagem para tornar as viagens aéreas mais silenciosas.

Os números de decolagens e pousos nos principais aeroportos do Japão devem aumentar nos próximos anos para atender à demanda de tráfego de passageiros e fortalecer a competividade internacional desses aeroportos.

Um exemplo dessa demanda é a introdução de uma nova rota para o Aeroporto Internacional de Tóquio (Haneda) em que as aeronaves sobrevoam uma área central da metrópole japonesa em baixas altitudes. Existem preocupações com o ruído das aeronaves que passarão por ela.

Sendo assim, a JAXA pretende conduzir uma série de atividades de pesquisa e de desenvolvimento para criar uma tecnologia para diminuir o barulho dos aviões no entorno dos aeroportos.

Com base nas metodologias desenvolvidas pelo projeto FQRUOH, conduzido pela própria JAXA entre 2013-2019 em colaboração com fabricantes japoneses, a empresa examinará conceitos de design viáveis para dispositivos de redução de ruído de aeronaves de médio porte.

Um dos objetivos da empresa é validar a tecnologia em uma aeronave de passageiros com cerca de 200 a 400 assentos. Esse trabalho será realizado até março de 2022.

A Boeing possui ampla experiência na construção de aeronaves de passageiros, por isso, será a parceria da JAXA no desenvolvimento de um plano de validação por teste de voo. Essa segunda fase dos trabalhos da empresa japonesa está prevista para acontecer por volta de 2023.

Em trabalhos anteriores da JAXA no projeto FQRUOH, foi possível reduzir o barulho dos motores das aeronaves, reduzindo ruídos desagradáveis. Todavia, as pesquisas acerca da redução de ruídos na aproximação estão estagnadas há cerca de 20 anos. Uma das principais causas para o barulho é o ruído aerodinâmico ocasionado, sobretudo, por positivos de alta sustentação e pelo trem de pouso.

Via: Japan Aerospace Exploration Agency.

Leia também
Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Sair da versão mobile