A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA, em inglês), em parceria com a Boeing, quer desenvolver uma tecnologia de redução de ruído de fuselagem para tornar as viagens aéreas mais silenciosas.
Os números de decolagens e pousos nos principais aeroportos do Japão devem aumentar nos próximos anos para atender à demanda de tráfego de passageiros e fortalecer a competividade internacional desses aeroportos.
- Veja também: 7 melhores praias do Nordeste para viajar em 2022
Um exemplo dessa demanda é a introdução de uma nova rota para o Aeroporto Internacional de Tóquio (Haneda) em que as aeronaves sobrevoam uma área central da metrópole japonesa em baixas altitudes. Existem preocupações com o ruído das aeronaves que passarão por ela.
Sendo assim, a JAXA pretende conduzir uma série de atividades de pesquisa e de desenvolvimento para criar uma tecnologia para diminuir o barulho dos aviões no entorno dos aeroportos.
- Confira ainda: Para onde viajar em outubro de 2021: lugares incríveis!
Com base nas metodologias desenvolvidas pelo projeto FQRUOH, conduzido pela própria JAXA entre 2013-2019 em colaboração com fabricantes japoneses, a empresa examinará conceitos de design viáveis para dispositivos de redução de ruído de aeronaves de médio porte.
Um dos objetivos da empresa é validar a tecnologia em uma aeronave de passageiros com cerca de 200 a 400 assentos. Esse trabalho será realizado até março de 2022.
- Viu isso?! Florianópolis mantém planos para Réveillon 2022, mas prossegue avaliando situação da pandemia
A Boeing possui ampla experiência na construção de aeronaves de passageiros, por isso, será a parceria da JAXA no desenvolvimento de um plano de validação por teste de voo. Essa segunda fase dos trabalhos da empresa japonesa está prevista para acontecer por volta de 2023.
- Veja ainda: Pacotes de viagens com descontos incríveis!
Em trabalhos anteriores da JAXA no projeto FQRUOH, foi possível reduzir o barulho dos motores das aeronaves, reduzindo ruídos desagradáveis. Todavia, as pesquisas acerca da redução de ruídos na aproximação estão estagnadas há cerca de 20 anos. Uma das principais causas para o barulho é o ruído aerodinâmico ocasionado, sobretudo, por positivos de alta sustentação e pelo trem de pouso.
Via: Japan Aerospace Exploration Agency.