Após 100 dias, lanchonetes, bares e restaurantes do Rio reabrem nesta quinta-feira

Após 100 dias de portas fechadas, lanchonetes, bares e restaurantes do Rio de Janeiro receberam autorização para reabrir nesta quinta-feira (02). Ainda assim, os empreendimentos deverão seguir algumas restrições, como atendimento até às 23h e lotação de 50% para manter a distância de dois metros entre os clientes.

Devido à crise econômica decorrente das medidas implementadas para combater o coronavírus, não se sabe quantos restaurantes poderão reabrir nesta data.

De acordo com o Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio), somente em abril foram fechadas 18.925 vagas de emprego no estado do Rio de Janeiro. Dessas, 11.541 eram da capital. No mesmo mês, cerca de 46,6% das empresas que suspenderam o atendimento não tiveram nenhum faturamento. A estimativa do Sindicato era 27.500 demissões no setor até junho.

O SindRio destaca, ainda, que o recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, na área de bares e restaurantes caiu 83,5% em maio de 2020. Em maio de 2019, o setor faturou R$ 788,3 milhões. Já neste ano, o faturamento foi de apenas R$ 156,3 milhões, um reflexo sólido da crise causada pelo coronavírus.

Durante o período de restrições, 60% dos estabelecimentos do Rio de Janeiro continuaram operando por meio de serviços de entrega e retirada em decorrência das medidas restritivas implementadas para conter a COVID-19. Desses, 40% reduziram o faturamento entre 50% e 80%.

Os restaurantes precisam de ajuda

Na semana passada, o Sindicato lançou a campanha ‘Os restaurantes precisam de ajuda’ com a intenção de pedir linhas de crédito “desburocratizadas e direcionadas” ao governo. Dessa forma, as pequenas e médias empresas poderão suprir o fluxo de caixa. Outro pedido é a postergação de obrigações fiscais e contábeis.

De acordo com o SindRio, em abril, 82% dos empresários do segmento não conseguiram acessar linhas de crédito.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…