LATAM começa a usar inteligência artificial para aperfeiçoar operações em solo

A LATAM começou a usar uma tecnologia de inteligência artificial para monitorar parte de suas operações em aeroportos brasileiros. O primeiro aeródromo a receber a tecnologia foi o Aeroporto Int. de Guarulhos, em São Paulo.

Inteligência artificial voltada para o monitoramento

Com o uso de câmeras, a inteligência artificial mensura a pontualidade, qualidade e eficiência do trabalho de solo da LATAM. Assim que uma aeronave da cia é detectada na pista, o sistema de monitoramento passa a acompanhar toda a atividade de solo, desde o momento do desembarque de passageiros e abastecimento da aeronave até a próxima decolagem. Todo o monitoramento é feito em tempo real.

Os dados coletados nesses momentos vão ajudar a reduzir o tempo médio de aeronaves paradas nas pistas, agilizando os serviços da companhia aérea.

O monitoramento vai, ainda, fornecer algumas métricas operacionais que poderão ser utilizadas como metas para aperfeiçoar etapas do trabalho executado em solo. Algumas delas são a previsão dos horários de decolagem, tempo de uso do portão, estado das pontes de embarque (fingers) e tempo de conexão da unidade de fornecimento de energia terrestre.

A nova tecnologia foi desenvolvida e testada ao longo de 12 meses pelo LATAM Labs, núcleo de inovação da empresa aérea, em parceria com a empresa Synaptic Sviation, a qual desenvolve softwares para companhias aéreas e aeroportos.

Via: Tecmundo.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…

Sair da versão mobile