LATAM proibiu o uso de máscaras com válvula em seus voos; entenda o porquê

Nesta semana, a LATAM informou que irá proibir o embarque de passageiros que usam determinados tipos de máscara a partir de 1º de março.

A medida foi determinada para promover a segurança de passageiros e funcionários da LATAM e dos aeroportos. As máscaras proibidas são: máscaras FFP2 e FFP3 com válvula, protetores bucais, lenços, bandanas e echarpes.

Em contrapartida, as máscaras liberadas são: máscaras cirúrgicas, máscaras FFP2 e FFP3 sem válvula e máscaras de pano. A LATAM não irá fornecer a máscara correta caso o passageiro não esteja com ela.

É de responsabilidade dos passageiros terem consigo o modelo de máscara adequado para o embarque nos aviões da companhia aérea.

Máscaras de válvulas

Foto: exemplo de máscara de válvula.

Um estudo do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos determinou que as máscaras de válvulas não são tão eficientes para barrar a propagação do novo coronavírus.

Elas são mais confortáveis porque permitem a circulação do ar, mas não são eficientes no contexto de uma pandemia. Essas máscaras protegem somente a pessoa que estiver usando o equipamento. A válvula permite que o ar expirado entre nos ambientes, ou seja, se uma pessoa estiver contaminada, o vírus pode passar por ela.

As máscaras de válvulas são recomendadas para evitar a respiração de poeira e outras partículas em ambientes como oficinas e canteiros de obras.

O CDC afirmou que a máscara deve estar presa firmemente no rosto para que seja feita a proteção. O uso de duas máscaras também é recomendado.

Via: Exame.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile