Lei que estende o prazo para remarcar voos cancelados é aprovada; confira as novas diretrizes

No último dia 14 de agosto, foi promulgada a lei 14.034, que altera as regras de remarcação de passagens aéreas no período da pandemia. Ela é derivada de uma medida provisória anunciada em março de 2020. O texto passou por modificações, mas enfim foi aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 5 de agosto.

A nova lei abrange os voos marcados entre os dias 19 de março e 31 de dezembro de 2020. Ela é válida para quem adquiriu a passagem com dinheiro, crédito, pontos ou milhas.

Remarcação de voos cancelados

Agora, o prazo de validade dos bilhetes que foram remarcados é de 18 meses. Os viajantes que tiveram voos cancelados durante a pandemia poderão usar o crédito para agendar novas viagens no período de um ano e meio. O prazo começa a contar a partir da data de recebimento do crédito. Este deve ficar disponível ao cliente em até sete dias após a solicitação.

Reembolso de voos cancelados

Já em relação ao reembolso, o viajante receberá o dinheiro dos voos cancelados, sem custos extras ou correção monetária, em até 12 meses. Nesse caso, contudo, o tempo começa a contar a partir da data do voo. Além disso, os viajantes podem pedir a interrupção da cobrança das parcelas que ainda não foram debitadas no caso de compras a prazo. A suspensão deve ocorrer de forma imediata e não afeta o valor do reembolso já recebido.

Reembolso por iniciativa do viajante

Quando o viajante decide cancelar a viagem por insegurança ou qualquer outro motivo associado à pandemia, ele estará sujeito a multas contratuais. O dinheiro será devolvido em um prazo de até 12 meses.

Remarcação por iniciativa do viajante

A conversão do valor das passagens em crédito para compra de outro bilhete aéreo também é uma alternativa. Nesse caso, o viajante recebe o crédito e pode usá-lo durante o mesmo período vigente para quem teve o voo cancelado, 18 meses. Esta alternativa pode ser mais vantajosa devido à inexistência de multas e taxas.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…

Sair da versão mobile