Prefeitura de Maceió lança Protocolo com medidas preventivas para o turismo; confira o vídeo
A Prefeitura de Maceió, juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), desenvolveu um manual de boas práticas para o destino. Ele é o resultado de uma série de reuniões entre entidades representativas do turismo e órgãos da administração pública municipal.
O “Protocolo Experimente Maceió”, lançando na última quinta-feira (16), será aplicado em diversos segmentos turísticos. O protocolo tem a intenção de nortear a reabertura do setor, promovendo planejamentos específicos para cada atividade turística. Além disso, ele segue as orientações do Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo (MTur).
A Prefeitura anunciou que o destino trará um turismo responsável e qualificado para atender as demandas atípicas da pandemia da COVID-19, adequando-se às diretrizes sanitárias necessárias para proteger tanto os moradores quanto os turistas.
A fase amarela da retomada iniciará na próxima segunda-feira (20). Em decorrência disso, Maceió flexibilizará ainda mais o isolamento social. A orla será reaberta de maneira controlada bem como alguns setores econômicos. O setor hoteleiro também retomará as atividades gradualmente.
O documento ajudará operadoras de turismo, agências de viagem e demais parceiros comerciais de Maceió a se organizarem para manterem as operações durante a pandemia e, ainda, a promoverem a recuperação do turismo local.
O “Protocolo Experimente Maceió” também contempla os bares e restaurantes, organizadoras de eventos, aeroporto, terminal rodoviário, transportadoras de turismo e guias turísticos. A expectativa é que a retomada do segmento turístico traga um retorno, embora pouco significativo, na movimentação de turistas.
Abaixo, veja o vídeo do lançamento do Protocolo.