O Ministério da Cultura do Peru anunciou o fechamento de Machu Picchu, sítio arqueológico que é o maior cartão-postal do setor turístico do país, em razão dos protestos circulando pelo país.
O objetivo da medida é proteger o mais importante patrimônio histórico do país e a integridade dos turistas. Segundo o anúncio do Ministério da Cultura, o fechamento será por tempo indeterminado.
Os protestos possuem cunho político e pedem a renúncia da presidente Dina Boluarte. Na última quinta-feira (19), milhares de peruanos foram às ruas de Lima, capital do Peru, escalando a tensão no país.
Centenas de pessoas viajaram de outras cidades para tomar a metrópole. Por consequência, na madrugada do último sábado (21), manifestantes e policiais entraram em atrito com pedras e gás lacrimogêneo.
Mais de 50 pessoas morreram desde o começo dos atos, em dezembro do ano passado. No dia 7 de dezembro, o ex-presidente Pedro Castillo tentou dissolver o Congresso de maneira ilegal e foi imediatamente deposto do cargo. Logo em seguida, o ex-político foi preso e condenado a uma pena inicial de 18 meses.
Via: CNN Brasil.