Maio terá duas chuvas de meteoros; confira datas de observação!
A chuva de meteoros Eta Aquáridas atingiu o seu pico na última quinta-feira (06) no céu brasileiro. Porém, o fenômeno poderá ser visto no céu estrelado até o dia 28 de maio.
A chuva de meteoros estará mais visível no Brasil e nos países da América Latina em razão da posição da constelação de Aquarius. São cerca de 15 a 20 meteoros por hora, ou seja, não é uma chuva muito intensa.
Para observar a Eta Aquáridas, o ideal é olhar para o leste, acima da lua, por volta das 2h30 em ambientes sem iluminação. Em outras palavras, é melhor observar a chuva de meteoros em um campo, fazenda ou chácara.
Todavia, independentemente do local de observação, ela pode ser facilmente observada a olho nu, sem o auxílio de equipamentos astronômicos.
Chuva de Meteoros Eta Aquáridas
Você sabia que a maioria das chuvas de meteoros se originam de cometas? Enquanto viajam, os cometas deixam muitas partículas de poeira e rochas pelo caminho.
A Eta Aquáridas é resquício do cometa Halley, o qual leva 76 anos para dar uma volta completa no Sol e cruza a trajetória da Terra duas vezes por ano. Os meteoros aparecem no céu noturno como “estrelas cadentes”.
Chuva de Meteoros Eta Líridas
Mais uma chuva de meteoros acontece em maio cerca do mesmo horário, de 2h30 da manhã. O pico da observação aconteceu no dia 8 de maio, mas ainda é possível admirar este fenômeno até o dia 14 de maio. São cerca de três meteoros por hora, ou seja, é preciso ter paciência durante a observação!
Porém, de acordo com um estudo sobre as Eta Líridas, essa chuva de meteoros pode chegar a até 26 meteoros por hora ao redor do dia 10 de maio! Como não é garantido, o observador terá que tentar a sorte e ficar à espera das “estrelas cadentes”.
Via: G1 & StarWalk.