Menor cidade do país, Serra da Mata, é um pacato destino de ecoturismo!

A Serra da Saudade, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, é a cidade menos populosa do Brasil, segundo o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São cerca de 833 moradores.

Por ser uma cidade pequenininha, ela reúne algumas histórias inusitadas, como abrigar uma família que corresponde a 5% da população total! A família Araújo tem cerca de 75 membros e 42 deles residem na cidade.

Além disso, na festa de aniversário da Serra da Saudade, cada morador ganha um pedaço de bolo para comemorar. São poucos os brasileiros que possuem esse privilégio, não é mesmo?

Foto: Lucca Fotos/Divulgação.

Turismo em Serra da Saudade

Apesar de ser o menor município do Brasil, a Serra da Saudade tem um território de 335 km quadrados de extensão. É um tamanho semelhante ao território de Belo Horizonte, a capital mineira.

Neste território há trilhas off-road, belas cachoeiras, vales e mirantes incríveis no topo de montes e morros. Embora ainda seja um destino desconhecido pelos turistas, a cidade recebe pessoas interessadas em praticar mountain bike, boia-cross e canoagem nos seus arredores.

Outras atrações turísticas da Serra da Saudade são o Rio Indaiá e os túneis. Essas estruturas foram construídas no final da década de 1920 para atender as necessidades da região que, por ser muito montanhosa, era difícil transitar até a Estação da Barra do Funchal. Eles se encontram a quatro quilômetros de distância do centro da cidade.

Rio Indaiá – Foto: Indaiaense e Wolney Garcia.

A própria estação ferroviária é hoje um ponto turístico, uma vez que se encontra desativada. Ela costuma receber visitas de turmas de escola ao longo do ano como parte do currículo de história.

Estação da Barra do Funchal – Foto: Minas.com.br.

Mas é preciso planejar para turistas em Serra da Saudade! A cidade não tem postos de combustíveis e conta com somente dois supermercados. Em compensação, possui sete bares e pequenos restaurantes.

Via: G1 e Governo de Minas Gerais.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…