Menores de 16 anos não pagam tarifa extra para viajar ao lado dos pais

menor com bagagem

Atenção, viajantes! As companhias aéreas não podem mais cobrar tarifas adicionais para a marcação de assentos de crianças e adolescentes que desejam viajar ao lado dos pais ou responsáveis.

Normalmente, a escolha dos assentos para o(s) voo(s) é feita no momento da compra dos bilhetes aéreos, ou no guichê da companhia aérea.

Menores de 16 anos podem viajar ao lado dos pais sem pagar tarifas adicionais

A mudança se deu devido à alteração da Portaria 13.065/2023, a qual foi editada pela Agência Nacional de Aviação (ANAC).

O artigo 1º da Portaria da ANAC diz que “as empresas aéreas deverão assegurar, no momento da aquisição das passagens ou se houver necessidade de alteração, o direito de passageiros menores de 16 anos a assentos adjacente ao do seu responsável/familiar, sem cobrança de taxa adicional”.

A tarifa poderá ser comprada somente na mudança de classe, como da econômica para a premium, ou na marcação de assento com espaço extra para as pernas. Esses serviços normalmente já são cobrados pelas companhias aéreas.

Viajar ao lado de um responsável ou familiar é um direto do menor de idade, que é considerado um indivíduo vulnerável. Portanto, a partir de agora, passageiros podem argumentar com as companhias aéreas que efetuarem a cobrança dessa taxa.

Via: Procon-João Pessoa.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…