As companhias aéreas devem permitir que menores de idade viajem ao lado de, pelo menos, um dos pais ou responsáveis legais, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Conforme a medida formalizada no mês de junho após tratativas entre a ANAC e os representantes de cias e associações do setor aéreo, viajantes ainda precisarão fazer a marcação de assentos para crianças e adolescentes conforme as exigências das companhias aéreas.
Entretanto, a partir de agora, as cias terão que garantir a possibilidade do menor de idade de se sentar ao lado do responsável.
Isso quer dizer que eles têm direito a sentarem juntos mesmo quando as passagens aéreas forem adquiridas separadamente e tenham números de reservas distintos, ou quando os passageiros optarem por não fazer a reserva de assentos.
As companhias aéreas também deverão prestar informações mais claras sobre essa medida em seus canais de venda de passagens aéreas, como aplicativos, sites e serviços de atendimento ao cliente. O processo de comercialização deve conter mensagens pop-up ou textos explicando do que se trata.
Via: Agência Brasil e Viagem e Turismo.