México deixará de exigir visto impresso para viajantes brasileiros

mexico

O México anunciou o retorno do visto eletrônico de turismo ou negócios para viajantes brasileiros. Tanto mexicanos quanto brasileiros deverão solicitar a emissão do documento digital para circular entre os países, conforme o acordo de reciprocidade.

O ponto positivo da medida é que a solicitação pode ser feita na internet, o que acaba barateando os custos da viagem. Não é preciso se deslocar até uma das entidades consulares mexicanas no Brasil para solicitar o documento.

Ainda não há prazo para a implementação da medida. Segundo as pastas de Relações Exteriores do Brasil e do México, o visto eletrônico deve ser implantado “em breve”.

Visto de turismo ou negócios para o México

O visto para o México foi tomado em 2021, quando o país atendeu aos pedidos dos Estados Unidos de exigir visto de turismo para certos países da América Latina. O objetivo era tentar barrar a entrada ilegal de imigrantes pela fronteira entre os países, diminuindo o acesso ao México.

Inicialmente, era exigida uma autorização eletrônica de viagem e, posteriormente, passou a ser um visto impresso.

O anúncio não elimina a possibilidade completa de isenção de vistos para brasileiros voarem para o México, como foi anunciado em maio deste ano pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Os governos mexicanos e brasileiros ainda discutem a retomada gradual do Acordo de Isenção de Visto.

Por enquanto, viajantes devem esperar o anúncio de implementação do visto eletrônico e, no futuro, talvez a isenção completa de vistos de turismo.

Via: UOL.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…