México deixará de exigir visto impresso para viajantes brasileiros

mexico

O México anunciou o retorno do visto eletrônico de turismo ou negócios para viajantes brasileiros. Tanto mexicanos quanto brasileiros deverão solicitar a emissão do documento digital para circular entre os países, conforme o acordo de reciprocidade.

O ponto positivo da medida é que a solicitação pode ser feita na internet, o que acaba barateando os custos da viagem. Não é preciso se deslocar até uma das entidades consulares mexicanas no Brasil para solicitar o documento.

Ainda não há prazo para a implementação da medida. Segundo as pastas de Relações Exteriores do Brasil e do México, o visto eletrônico deve ser implantado “em breve”.

Visto de turismo ou negócios para o México

O visto para o México foi tomado em 2021, quando o país atendeu aos pedidos dos Estados Unidos de exigir visto de turismo para certos países da América Latina. O objetivo era tentar barrar a entrada ilegal de imigrantes pela fronteira entre os países, diminuindo o acesso ao México.

Inicialmente, era exigida uma autorização eletrônica de viagem e, posteriormente, passou a ser um visto impresso.

O anúncio não elimina a possibilidade completa de isenção de vistos para brasileiros voarem para o México, como foi anunciado em maio deste ano pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Os governos mexicanos e brasileiros ainda discutem a retomada gradual do Acordo de Isenção de Visto.

Por enquanto, viajantes devem esperar o anúncio de implementação do visto eletrônico e, no futuro, talvez a isenção completa de vistos de turismo.

Via: UOL.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…