O México voltará a ser um destino que viajantes brasileiros poderão visitar sem a necessidade de emitir visto de turismo. A novidade foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
- Veja também: Que tal o Rio? Voos promocionais para Cidade Maravilhosa a partir de R$ 169 ida e volta
O ministro contou, durante audiência pública na última quarta-feira (24), que visitou o país para negociar a possibilidade de isenção de visto para turistas. Por enquanto, o governo brasileiro está em processo de negociação para retomar o acordo anterior, antes da implementação da obrigatoriedade do documento de viagem.
Visto de turista para o México
O país havia imposto a emissão de visto de turismo, tanto eletrônico quanto impresso, para brasileiros em razão de pressão feita pelos Estados Unidos para reduzir o número de imigrantes ilegais adentrando o país pela fronteira com o México.
A obrigação de visto começou a ser válida a partir de agosto de 2022. Primeiro, o governo mexicano implementou a obrigatoriedade de uma autorização eletrônica de viagem e, depois, o visto de turismo em si. Por alguns meses, viajantes só podiam emitir o documento impresso e, depois, a emissão eletrônica foi liberada.
A medida enfraqueceu o turismo de brasileiros para o país da América Latina, principalmente para o destino caribenho, Cancún. Além disso, a cobrança do visto era unilateral. Ou seja, mexicanos podiam viajar para o Brasil sem necessidade de visto.
Via: UOL.